ISSN 2359-5191

26/10/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 67 - Educação - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Inovação no ensino superior é tema de seminário internacional

São Paulo (AUN - USP) - Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning) e metodologias ativas de ensino-aprendizagem serão temas de discussão do II Seminário Internacional 'Inovações e Qualidade no Ensino Superior'. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. O público alvo são alunos e professores da USP, assim como estudantes de pós-graduação e docentes de outras instituições. As inscrições são gratuitas.

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL, na sigla em inglês) é uma metodologia de ensino centrada no estudante. Subvertendo o ensino tradicional, que pressupõe o conhecimento como algo externo ao sujeito e centra-se na figura do professor como transmissor de saberes, a ABP se baseia no enfrentamento de problemas interdisciplinares contextualizados na vida cotidiana e profissional do aluno e na realidade social em que ele vive. A idéia é promover uma “maior articulação entre os conhecimentos científicos e os interesses cotidianos da maioria da população”, através de uma situação de ensino-aprendizagem onde o aluno tem papel ativo na produção de conhecimentos.

O modelo foi implantado pela primeira vez no fim da década de 1960, na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá. Na década de 1970, na Europa, foram criadas duas universidade com currículos baseados exclusivamente na ABP, as universidades de Maastricht, na Holanda, e Aalborg, na Dinamarca. A partir de então, a prática de ensino espalhou-se por universidades de todo o mundo. Num primeiro momento, principalmente em escolas de Medicina, em seguida, em todos os campos do conhecimento.

No Brasil, as pioneiras em adotar a ABP em seus currículos foram a Faculdade de Medicina de Marília, em 1997, e o curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, em 1998. Nestes dez anos, diversas outras instituições de ensino superior do país implantaram o método. É o caso das universidades federais de São Paulo e Roraima, da Unicamp, da Universidade Cidade de São Paulo, do Centro Universitário São Camilo, entre outras. A EACH aplica a resolução de problemas principalmente no Ciclo Básico que compõe o primeiro ano de todos os seus cursos, por meio de projetos desenvolvidos em grupos pelos alunos.

O seminário em novembro, organizado e promovido através de uma parceria entre a Faculdade de Educação, a Agência USP de Inovação e a EACH, contará com a presença de convidados internacionais. Egon Moesby, da Universidade de Aalborg, e Stewart Mennin, da Universidade do Novo México, farão conferências no evento. Também estão previstas duas mesas-redondas com especialistas brasileiros no assunto. Sessões de relatos de experiência completam a programação.

As inscrições para o Seminário Internacional 'Inovações e Qualidade no Ensino Superior' podem ser feitas em http://www.uspleste.usp.br/eventos/semint2/inscricoes.php. Mais informações pelo telefone (11) 3091 1012, em horário comercial, ou pelo e-mail seminario-each @ usp.br.

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