São Paulo (AUN - USP) - Temas como o aparecimento da escrita, a utilização de matrizes de madeira e tipográficas e a chegada da comunicação eletrônica e da televisão digital, serão abordados na palestra “Do um ao infinito”. Ela será realizada pelo ex-professor da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e atual diretor da Casa da Xilogravura de Campos do Jordão, Antonio Fernando Costella. Este será o último evento da edição 2007 do “Ciclo Encontros de Conhecimento”, promovido pela Estação Ciência da USP. A palestra ocorrerá no sábado, dia 8 de dezembro às 15 horas, no auditório Ernst W. Hambúrguer da Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa).
O ciclo de palestras é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e traz, todo mês, um convidado para falar sobre um tema que esteja em pauta na sociedade e que mereça um maior aprofundamento. As palestras são destinadas ao público geral e os temas são abordados de forma simples. Já foram realizadas palestras sobre drogas (“Juventude: uso e abuso de álcool e outras drogas nos dias de hoje”), educação (“O sono em sala de aula”), poluição e meio ambiente (“A poluição do ar no contexto ambiental e histórico”). Agora será a vez da comunicação.
Antonio falará da multiplicação das formas de informação ao longo da história e mostrará o avanço tecnológico dos meios comunicação, “Demonstrarei, em conseqüência, que essa evolução, por tornar mais abundante e disponível a informação para as pessoas, tem levado à aceleração vertiginosa do tempo histórico”, explica Antonio.
O professor ensina também que a evolução dos meios de comunicação explica a evolução da sociedade, “a visão da história sob a óptica dos meios de comunicação torna-se fascinante e fecunda, sugerindo uma visão muito mais integrada e ampla da trajetória do homem ao longo dos milênios”.
Para se inscrever envie nome, RG e telefone para o e-mail eventos@eciencia.usp.br. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas através do site www.eciencia.usp.br ou através do telefone (11) 3673-7022.