Histórico
A Agência Universitária de Notícias (AUN) foi criada em 1967, pelo professor José de Freitas Nobre, com o objetivo de ser um canal de comunicação de notícias sobre a produção científica e cultural da USP para a sociedade. As matérias são escritas por alunos do 3º semestre de Jornalismo, publicadas diariamente, sob a supervisão dos professores responsáveis pela disciplina CJE0590 Laboratório de Jornalismo Impresso I, José Luiz Proença e André Chaves de Melo Silva.
Desde sua fundação, a AUN tem passado por várias fases, algumas marcadas pela ação direta da censura externa durante o período militar, na qual ocorreu a paralisação temporária de seu boletim noticioso, que era impresso em média com 22 páginas por edição semanal e atendia, principalmente, jornalistas da Capital e de cidades do interior do Estado de São Paulo.
Costuma-se ressaltar, na história da Agência, o período inicial, ocorrido na primeira metade da década de 70 quando, face à atuação do professor José Marques de Melo àquela época chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP) , a AUN viu resolvidos seus maiores desafios: periodicidade regular, temática determinada e circulação junto a um público específico: meios de comunicação de maneira abrangente.
Como órgão laboratorial do curso de Jornalismo, a AUN desempenha importante papel no processo de formação dos futuros profissionais de imprensa, contribuindo, de maneira mais efetiva, no aprimoramento dos processos de aprendizagem e atuando como elemento crítico da realidade a partir da mais conceituada instituição superior de ensino do País, a USP.
Para manter a sociedade informada sobre o que ocorre na Universidade, incluindo os debates a respeito dos grandes temas e demandas nacionais, nas suas mais de quatro décadas de existência, a AUN contou com a dedicação de diversos professores do Departamento de Jornalismo e Editoração, entre eles Cremilda Medina, Wilson Bueno, Dirceu Fernandes Lopes, Luis Guimarães, Manuel Carlos Chaparro, Boris Kossoy e Edvaldo Pereira Lima, pesquisadores que, em diferentes períodos, foram responsáveis pelo ensino de milhares de profissionais que fizeram e continuam fazendo parte do cotidiano do jornalismo brasileiro.
Em março de 2000, surgiu o primeiro website da AUN, desenvolvido por iniciativa da aluna Lara de Mendonça do curso de Jornalismo. A partir do segundo semestre desse mesmo ano, sua atualização passou a ser realizada por uma equipe de alunos voluntários. No primeiro semestre de 2001, a versão impressa do boletim foi extinta, permanecendo somente a versão digital. O projeto deste site foi realizado em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP como tese de doutorado da professora Maria Laura Martinez: Um método de web design baseado em usabilidade. O aluno de jornalismo, Vicente Roberto Toledo Junior, também contribuiu com o primeiro website da AUN, através do seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado AUN online: projeto de reformulação baseado em avaliação de usabilidade.
Em sua estrutura operacional, a AUN passou a contar, desde o segundo semestre de 2009, com a assessoria de monitores, dinâmica que permite ao boletim ter edições mesmo nos períodos de férias. O trabalho integrado dos monitores com os professores agiliza, no decorrer dos semestres, todo o processo de publicação de matérias no site, em uma média diária de cinco matérias. Toda essa produção cada aluno deve escrever um mínimo de 12 matérias sobre a unidade da USP em que é setorista corresponde a uma média semestral de 400 matérias selecionadas, revisadas, editadas e publicadas diariamente no site www.usp.br/aun.
Parte desse material vem sendo reproduzida na íntegra ou aproveitado como pré-pautas em jornais de grande circulação (Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo), programas televisivos (Fantástico, Globo Repórter, Jornal Nacional, GloboNews Literatura, Jornal da Record, Domingo Espetacular) e agências de notícias (Agência Fapesp, Agência Estado, entre outras).
Como exemplos de grande repercussão, podemos citar matéria sobre pesquisa da Poli que desenvolveu um novo tipo de asfalto poroso, mais resistente a chuvas e outra reportagem sobre cogumelos bioluminescentes, pesquisa do Instituto de Química da USP (IQ) divulgada pioneiramente pela AUN e eleita uma das maiores descobertas no Ano Internacional da Química (2010-2011). Outro caso interessante foi a repercussão de uma matéria de serviço sobre visitas monitoradas ao Observatório Abrahão de Moraes, situado em Valinhos, interior de São Paulo, e vinculado ao Instituto de Astronomia e Geofísica da USP (IAG) para o período de férias, e que foi reproduzida em diversos sites e jornais de municípios paulistas.
A Agência tem se dedicado ainda a coberturas especiais divulgadas no site e no boletim diário como a do 7º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo SBPJor, sediado na ECA em 2009, Brazil India Symposium Building Knowledge Networks Through/Workshop Public Communication of Science, Technology and Culture (SC-T&S), realizado pela USP e por universidades indianas em outubro de 2011, no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e a primeira edição da Virada Sustentável na ECA, em junho de 2013, que teve como foco a relação entre comunicação e sustentabilidade.
Em 2013, após um trabalho de quase dois anos, a AUN estreou, em caráter experimental, seu novo site, onde serviços inéditos foram criados para melhor atender as demandas dos usuários. As matérias dos alunos foram organizadas em novas editorias resultantes de trabalhos e levantamentos realizados pela jornalista e editora de conteúdo da AUN, Leandra Rajczuk Martins.
A criação de uma arquitetura de informação própria foi realizada pelo técnico em informática da ECA/USP, Ulisses Rodrigues de Paula, que seguindo o modelo centrado nos aspectos técnico-estruturais do novo site de notícias (como arquitetura da informação e usabilidade), dinamizou o banco de dados e adaptou o design do portal para os diversos suportes eletrônicos existentes.
O link de contato ou Fale Conosco é um importante canal de comunicação do site da AUN. Por e-mail, os leitores, sobretudo, jornalistas, conversam com a equipe de monitores. Dessa forma, é possível identificar as principais demandas dos usuários para encontrar as fontes dos conteúdos que buscam, entre outras informações.
Outro avanço fundamental foi a reelaboração do mailing da AUN, com a inclusão de boa parte dos endereços eletrônicos dos diversos veículos de imprensa brasileiros, o que tem permitido uma maior disseminação do conteúdo da Agência por meio do envio de um boletim diário. Esse material também pode ser conferido nas redes sociais. O endereço do Facebook é: http://www.facebook.com/aun.usp.
O projeto do novo site da AUN visa à criação e a estruturação de um portal informativo que permita maior integração entre as atividades teóricas e práticas desenvolvidas no âmbito da disciplina e do laboratório, o que inclui a produção de vídeos, fotografias e áudios vinculados às matérias. Essas novas janelas de produção acadêmica também permitirão maior integração com outras disciplinas do curso.
Como a AUN é um laboratório didático vinculado a uma disciplina da graduação, seu elemento fundamental é o aprimoramento dos processos de aprendizagem. Nesse sentido, uma das principais metas do portal informativo da AUN é que o mesmo permita, paulatinamente, maior participação de alunos de graduação e pós-graduação (vinculados ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE).
Em anos recentes, as bolsistas do PAE que integraram a rotina das atividades didáticas da AUN foram Renata Carvalho da Costa, entre os anos de 2007 e 2008, que atuou também como editora de conteúdo de 2009 a 2011, e Beatriz Trezzi Vieira, no segundo semestre de 2011, a qual permaneceu como voluntária durante o ano de 2012.
Diferentes pesquisas realizadas no âmbito do processo de trabalho da AUN resultaram no desenvolvimento de atuações conjuntas com pesquisadores de outras instituições em recentes eventos internacionais: X Coloquio Internacional sobre Géstion Universitaria en América del Sur 2010, com a apresentação do trabalho AUN: um meio de aproximação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade; 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom) 2011, com a publicação do trabalho AUN: um meio de comunicação da produção científica e cultural da Universidade de São Paulo para a sociedade; e XII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas 2012, com a publicação do trabalho As Portas da Universidade: uma chave para maior abertura à sociedade.
SILVA, A. C. M.; MARTINS, L. R.; PROENCA, J. L. AUN: Um meio de aproximação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade. Site: Anais do X Coloquio Internacional sobre Géstion Universitaria en América del Sur 2010: http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio10/234.pdf
SILVA, A. C. M.; MARTINS, L. R.; PROENCA, J. L. AUN: Um meio de comunicação da produção científica e cultural da Universidade de São Paulo para a sociedade. In: 1o. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom 2011), São Paulo. Site Anais do 1o. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: http://confibercom.org/anais2011/sessao_04.html., 2011.
SILVA, A. C. M.; MARTINS, L. R.; PROENCA, J. L. As portas da Universidade: uma chave para maior abertura à sociedade. In: XII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e outros. México, 14 de novembro de 2012. Endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97848?show=full.
Texto: Leandra Rajczuk Martins