ISSN 2359-5191

15/03/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 01 - Economia e Política - Instituto de Pesquisas Energéticas
Ipen incubará mais microempresas

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) será sede do centro tecnológico que objetiva ampliar a participação de pequenas e médias empresas brasileiras nas exportações. O Centro de Modernização Empresarial, estruturado conjuntamente pelos governos federal e do Estado de São Paulo, oferecerá serviços e capacitação técnica aos microempresários, visando ampliar a competitividade desse segmento. A estratégia é ampliar a capacidade tecnológica das micro e pequenas empresas, aperfeiçoar a sua gestão empresarial, desenvolver produtos e processos e aprimorar as ações mercadológicas. “A nossa meta é fazer com que os conhecimentos desenvolvidos na universidade, que normalmente ficam restritos ao meio acadêmico, ajudem a pequena empresa a tornar-se mais forte", disse Cláudio Rodrigues, superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

O projeto aproveitará instalações desativadas após mudanças operadas no Programa Nuclear Brasileiro que ficam em seu campus, localizado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Participarão do empreendimento outros órgãos de pesquisa, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), também situado na Cidade Universitária.

Segundo o superintendente, a expectativa é a de que o projeto, orçado em pouco mais de R$ 3,5 milhões, inicie suas operações em 2001. Inicialmente, seriam incubadas no centro 30 empresas, selecionadas entre as que recorrem a serviços de apoio oferecidos pela USP, que seguiriam um programa criado para tornar viáveis as exportações em um prazo inferior a 30 meses.

O projeto depende, entretanto, da definição de recursos para o financiamento. Os organizadores aguardam ainda uma resposta da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o pedido de financiamentos da ordem de R$ 2 milhões.

A experiência de transferência de conhecimentos da universidade para tornar viáveis os negócios não é novidade para o IPEN. Nos últimos dois anos, também funciona no instituto o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), em que estão incubadas 15 empresas tecnológicas, com o apoio do Sebrae-SP.

Nos próximos meses, o Ipen deverá lançar edital convocando mais 30 empresas tecnológicas e 40 da área de software. "Caminhamos para nos transformarmos, futuramente, em um parque tecnológico", afirmou Rodrigues.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br