ISSN 2359-5191

28/03/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 02 - Educação - Instituto de Ciências Biomédicas
Problemas da Pesquisa refletem a realidade do ICB

São Paulo (AUN - USP) - Durante o III Congresso do ICB, a principal discussão foi levantada pela Comissão de Pesquisa, representada pela professora Vera Calich. Durante a exposição, a professora enumerou dados e problemas relacionados à pesquisa, mas que, como apontou o professor Henrique Krieger, da Comissão de Graduação, permeavam todas as áreas e departamentos do Instituto. Entre as estatísticas apresentadas, a que merece maior atenção é que o número de Bolsas de Iniciação Científica oriundas do ICB foi decrescendo relativamente ao número total da USP, no período de 1992 a 2000. Isso significa que a demanda de bolsas permaneceu constante ao longo desses oito anos. "Teríamos que ser mais agressivos", aponta Vera.

Para o levantamento mais preciso dos problemas que afetam principalmente a pesquisa, mas também o ICB em sua totalidade, a Comissão de Pesquisa realizou uma enquete on-line. Entre as respostas mais freqüentes, destacaram-se a baixa eficiência do setor de importação, a precariedade da administração, a infra-estrutura deficiente, a falta de técnicos, os baixos salários, o desperdício de tempo com a burocracia e a falta de segurança em caso de incêndio ou roubo de equipamentos. Não por coincidência, os problemas internos ao Instituto podem, sem prejuízo algum, ser transportados a toda a USP.

Como alternativa a esses entraves que acabam por limitar o desenvolvimento até então isolado do ICB frente a outras unidades da USP, a professora Vera enalteceu o papel da pesquisa inter-unidades e junto a entidades internacionais como forma de incentivar a produção científica de docentes cujo número de publicações e trabalhos encontra-se abaixo da média do Instituto. Ressaltou, entretanto, o papel pessoal do pesquisador na produção total do ICB: "A maior parte das metas pode ser conseguida com disposição individual do pesquisador".

Outra questão importante foi levada a público pelo professor Krieger. A Comissão de Graduação apresentou a primeira proposta de disciplina própria das Biomédicas. A matéria levaria o nome de "Administração em Saúde" e seria ministrada em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública. A criação dessa disciplina representaria um grande passo rumo à independência do ICB e à perda de seu caráter de "prestador de serviços" para outras unidades da Universidade.

O evento, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, além dos temas já citados, levou ao conhecimento de funcionários, estudantes e docentes diversas discussões internas das comissões integrantes do Instituto, desde a de Cultura e Extensão até a de Pós-Graduação. À tarde do dia 10, o evento foi encerrado com a inauguração da Praça Samuel Pessoa, nas dependências do ICB IV, que contou com a presença do reitor da USP, Jaques Marcovitch.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br