São Paulo (AUN - USP) - Entre os dias 9 e 13 de maio, o Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan realizará aulas de Introdução à Imunobiologia em suas dependências. O curso de extensão universitário é voltado para graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Medicina. Os interessados em uma das 25 vagas disponibilizadas devem pagar uma taxa de inscrição de R$40,00.
Coordenado pela Chefe da Unidade, Denise Vilarinho Tambourgi, e organizado pela Divisão Cultural do Butantan, o curso apresenta carga horária total de 20 horas, sempre no horário entre 8h30 e 12h30. As aulas, além de apresentarem noções de História da Imunobiologia, abordarão o estudo de células e órgãos linfóides, as diferenciações entre imunidade inata e adquirida e os processos distintos desta última, celular e humoral, isto é, por linfócitos especializados ou por anticorpos. Farão parte também a análise da reação do sistema imunológico a microorganismos e o estudo dos efeitos de soros e vacinas.
O Laboratório de Imunoquímica do Instituto desenvolve pesquisas de isolamento de componentes de venenos animais com a finalidade de estudar seu uso terapêutico em soros contra intoxicações e antídotos contra parasitas e agentes bacterianos. As principais linhas desenvolvidas são as relacionadas ao uso medicinal do veneno das aranhas do gênero Loxosceles e à caracterização bioquímica e funcional dos componentes ativos de venenos de animais peçonhentos.
Além do pagamento da taxa, a ser depositada no nome da Fundação Butantan na conta 6000-3, agência 3336-7 do Banco do Brasil, deve-se apresentar também um comprovante de escolaridade. A Divisão Cultural do Instituto recomenda que os interessados confirmem a disponibilidade da vaga antes de efetuar o depósito. O telefone de contato é 3726 7222 e o email, cultural@butantan.gov.br .