Com o objetivo de atualizar os conceitos relativos a biologia celular de professores da rede pública de ensino, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP oferece o curso “Redescobrindo a Biologia Celular: estrutura e funções”.
“O curso surgiu a partir de outro anterior, no modo presencial, chamado “Conceitos básicos e atualização em biologia celular” e foi idealizado pelos alunos da pós-graduação”, explica Patrícia Gama, docente responsável pela iniciativa. “O modelo presencial foi seguido durante alguns anos e em 2009, um professor participante sugeriu a mudança para o modelo à distância”.
Antes da mudança, o público das aulas era restrito, pois pessoas de outras cidades dificilmente podiam participar. Portanto, o grupo trabalhou durante dois anos para adaptar o curso ao formato à distância. Para isso, utilizou-se a disciplina “Prática de Ensino em Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento”, da pós-graduação.
As aulas são ministradas na forma de vídeo-aulas, nas quais cada assunto tem entre uma hora e meia e duas horas de conteúdo. A equipe responsável é composta por pós-graduandos e pós-doutorandos, que além de participarem das lições, monitoram os chats e fóruns de discussão de dúvidas. Após serem gravados, os vídeos vão para a plataforma online da “Estação Digital Médica”, da Faculdade de Medicina (FM) da USP.
“O curso é divido em duas grandes partes: uma de biologia celular e outra de biologia de células especializadas, em que aborda-se conceitos sobre tecidos e, posteriormente, foca-se em células específicas de cada tecido” explica a professora.
Para desenvolver o projeto, o Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB contou com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e da Secretaria de Educação, através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP). “A secretaria de educação avalia o curso, faz a homologação e a divulgação para todo o estado. Esta terceira edição do curso à distância já conta com 200 pré-inscritos”.
Patrícia explica que a demanda pelo curso surge devido à rapidez com que surgem novas descobertas no campo da biologia celular. “Até alguns anos atrás, por exemplo, não se discutia o papel do RNA interferindo na expressão de genes. Hoje, sabe-se que alguns tipos de RNA’s influenciam sim no processamento da mensagem vinda do código genético” diz ela. “Muitas vezes, os professores estão distantes destes conceitos mais atualizados” completa.
O método de ensino à distância é bastante eficaz, segundo a professora, devido à qualidade das aulas, que foram revisadas e atualizadas diversas vezes. “O EAD é muito vantajoso pois os vídeos podem ser repetidos por muito tempo sem necessitar que haja um professor presente para repetir aquela aula”, acrescenta a docente.
O ensino à distância é uma modalidade de que vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2013, 15,8% das matrículas correspondiam a sistemas de EAD, segundo o MEC. Na USP, o objetivo é expandir os cursos nesta modalidade. “É extremamente importante, tanto para a USP quanto para os professores, que existam mais cursos como este”, afirma Patrícia. “Os professores da universidade, muitas vezes, acabam deixando essas iniciativas de lado. Essa contribuição, estando em uma universidade pública, deve ocorrer”, acrescenta.