ISSN 2359-5191

16/05/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 07 - Sociedade - Universidade de São Paulo
Revolução na imprensa venezuelana

São Paulo (AUN - USP) - O primeiro a ter a palavra foi o venezuelano Jesús María Aguirre, da Universidad Católica Andrés Bello. Ele discorreu sobre o processo de democratização da comunicação em seu país nesses últimos 25 anos e, logo de inicio, disse que não iria falar sobre Hugo César Chavez e suas políticas comunicacionais.

Aguirre começou sua exposição dando um panorama dos meios de comunicação na Venezuela e o contexto nacional e internacional das Políticas de Comunicação a partir da Conferência da Costa Rica, na década de 70, que foi responsável pelo início da “globalização” do pensamento em comunicação da América Latina.

As discussões foram pautadas por estudos do final dos anos 60 que abrangiam os campos de concentração dos meios de comunicação, da cobertura da imprensa dos EUA e da comunicação de cultura de massa.

Sobre a Nova Ordem Internacional da Informação ele citou exemplos como o caso peruano e sua revolução na imprensa. O caso, que ficou marcado pela ruptura dos monopólios e a independência e ponto de vista críticos da imprensa, teve grande influência nos meios de comunicação venezuelanos. Também pontuou suas expectativas sobre essa nova configuração dos meios informativos e expôs intenções de planificar o setor.

Aguirre analisou a evolução dos planos do campo comunicacional em seu país. Falou sobre os planos que tentaram implementar, principalmente sobre o Projeto RATELVE. Esse projeto se refere ao plano de radiodifusão nacional e não foi implementado e discorreu sobre os fatores que obstruíram seu êxito.

Por fim, Jesús María Aguirre falou sobre as possíveis linhas de ação abertas pela conjuntura atual de crise nacional e internacional dos meios de comunicação. Colocou as diferenças entre os meios impressos e os de radiodifusão e televisivo, pois justamente por essas diferenças é que políticas diferentes devem ser adotadas.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br