São Paulo (AUN - USP) - Gilson Schwartz, o docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, criticou a concentração de poder das novas mídias, sobretudo a Internet, e culpou o cenário pós-moderno pela falta de democratização nos meios de comunicação.
Schwartz afirmou que a percepção pós-moderna, surgida ao final da guerra fria, “desvalorizou o ideal democrático”. Ele explicou que o grande valor do modernismo, vivido até então, era a educação como ideal libertário. Com o uso massivo dos recursos tecnológicos, principalmente a partir da década de 80, houve, ao mesmo tempo, uma coletivização e uma localização das informações. Esse processo, segundo o professor, tende a transmitir inúmeras informações e produzir pouco conhecimento de fato.
A grande pergunta lançada por Schwartz é se a população terá um nível de consciência suficiente para utilizar o desenvolvimento tecnológico. Em contribuição da emancipação e democratização dos meios comunicacionais será ou não usado apenas em sua mercantilização e dominação, aprofundando mais o abismo social e cultural da população.
Projeto
Gilson Schwartz também é diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento de Estudos Avançados da USP. Esse projeto de extensão foi criado há cinco anos e visa a experimentar a democratização das mídias digitais.
Ele pretende explorar as potencialidades das novas tecnologias e criar uma versão digital de uma universidade pública. “É um espaço público onde se produz conhecimento coletivamente e apontando para a Internet e, de modo geral, para as redes como suportes de uma nova era de criatividade empresarial, institucional e política”.
A Cidade do Conhecimento inclui aulas, mas o principal objetivo é promover o surgimento de comunidades de prática, isto é, redes de relacionamento entre educadores e outros profissionais do ensino médio e fundamental.
Para saber mais a respeito da Cidade do Conhecimento, o site é http://www.cidade.usp.br.