ISSN 2359-5191

16/05/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 07 - Sociedade - Universidade de São Paulo
Pós-Modernismo: ruptura do iluminismo democrático

São Paulo (AUN - USP) - Gilson Schwartz, o docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, criticou a concentração de poder das novas mídias, sobretudo a Internet, e culpou o cenário pós-moderno pela falta de democratização nos meios de comunicação.

Schwartz afirmou que a percepção pós-moderna, surgida ao final da guerra fria, “desvalorizou o ideal democrático”. Ele explicou que o grande valor do modernismo, vivido até então, era a educação como ideal libertário. Com o uso massivo dos recursos tecnológicos, principalmente a partir da década de 80, houve, ao mesmo tempo, uma coletivização e uma localização das informações. Esse processo, segundo o professor, tende a transmitir inúmeras informações e produzir pouco conhecimento de fato.

A grande pergunta lançada por Schwartz é se a população terá um nível de consciência suficiente para utilizar o desenvolvimento tecnológico. Em contribuição da emancipação e democratização dos meios comunicacionais será ou não usado apenas em sua mercantilização e dominação, aprofundando mais o abismo social e cultural da população.

Projeto

Gilson Schwartz também é diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento de Estudos Avançados da USP. Esse projeto de extensão foi criado há cinco anos e visa a experimentar a democratização das mídias digitais.

Ele pretende explorar as potencialidades das novas tecnologias e criar uma versão digital de uma universidade pública. “É um espaço público onde se produz conhecimento coletivamente e apontando para a Internet e, de modo geral, para as redes como suportes de uma nova era de criatividade empresarial, institucional e política”.

A Cidade do Conhecimento inclui aulas, mas o principal objetivo é promover o surgimento de comunidades de prática, isto é, redes de relacionamento entre educadores e outros profissionais do ensino médio e fundamental.

Para saber mais a respeito da Cidade do Conhecimento, o site é http://www.cidade.usp.br.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br