Com o intuito de se manterem competitivas na atual conjuntura complexa e instável, é importante que todas as organizações criem mecanismos para responder às pressões externas, seja a partir de estratégias de aumento na produtividade nas operações, seja na melhoria da qualidade da informação. A tecnologia da informação (TI), inclusive, vem desde a década de 70 evoluindo na construção de sistemas de inteligência de negócios (Business Intelligence - BI), a fim de apoiar e melhorar o processo de tomada de decisão. Em 2007, por exemplo, os gastos e investimentos em TI eram de 5,7% do faturamento líquido das empresas. Em 2013, o percentual subiu para 7,2%.
Um dos principais objetivos do sistema de Business Intelligence é disponibilizar informações com qualidade para os seus usuários. Na literatura científica, ainda não há uma definição de quais dimensões da qualidade da informação devem ser utilizadas neste contexto e, em dissertação apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA), o pesquisador Samuel Schmidt identifica quais perspectivas dessa qualidade são relevantes no cenário de sistema de BI, considerando sempre o ponto de vista dos usuários.
Na pesquisa realizada, a metodologia para resolver esse problema foi de natureza exploratória e utilizou a estratégia de levantamento para coleta de dados e métodos quantitativos para as análises. O estudo de caso único foi em uma empresa de grande porte do setor financeiro brasileiro, que possui uma grande quantidade de sistemas de BI e de usuários nessa conjuntura. “Em minha pesquisa, realizei uma revisão da literatura e identifiquei 30 dimensões da qualidade da informação para o contexto de sistema de BI”, conta Schmidt. De acordo com o pesquisador, ainda, as organizações necessitam desses sistemas para melhorar o desempenho e aumentar os lucros.
Ademais, após a aplicação da técnica de análise multivariada (regressão múltipla, análise fatorial exploratória e análise de correspondência múltipla), o pesquisador identificou 20 dimensões relevantes para o método de BI na perspectiva dos usuários. Tais dimensões formam quatro categorias: Qualidade de conteúdo, Qualidade intrínseca, Valor da informação e Qualidade contextual. “Percebi que as características dos usuários também interferem nas suas percepções em relação à qualidade da informação”, afirma Schmidt. Para ele, os resultados ajudam a guiar pesquisas futuras no tema e possuem aplicações práticas para as empresas que desejam avaliar os usuários e sua relação com a informação.