Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, e para comemorar essa data, o Hospital das Clínicas realizou em seu complexo uma ação do programa Meu Prato Saudável. Trata-se de um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia, com o objetivo de permitir a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. Ao todo foram nove pontos de orientação, onde os pacientes puderam se informar e receber orientações sobre alimentação saudável, calcular seu Índice de Massa Corporal, e ainda ganhar brindes para tornar a alimentação mais saborosa.
A ação teve como objetivo orientar as pessoas a terem refeições saudáveis, de acordo com a combinação de ingredientes para a montagem dos pratos. Durante o evento, as pessoas recebiam orientação sobre quantidades e como combinar os alimentos e, depois, podiam tentar montar sua refeição em um “restaurante virtual” , sob a supervisão de uma nutricionista. De acordo com a diretora da Divisão de Nutrição do Instituto Central do Hospital das Clínicas, Denise Evazian, o prato ideal para uma refeição como almoço ou jantar, por exemplo, contém vegetais crus e cozidos preenchendo metade do prato, a outra metade, com ¼ de carboidratos (arroz, massas, batatas, entre outros), e o restante dividido entre uma porção de proteína animal (carne, frango ou peixe), e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha).
De acordo com Denise, a ação é importante porque consegue atingir um grande público – ano passado foram cerca de 2000 pessoas orientadas em um dia – e trazer essa conscientização que é fundamental atualmente, visto que a alimentação de 90% dos brasileiros é rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo. O consumo de frutas também é muito inferior ao padrão preconizado pela Organização Mundial de Saúde, sendo que nem 10% da população consome os 400 gramas recomendados diariamente. O evento já acontece há três anos sob a organização do Hospital das Clínicas, em parceria com o Meu Prato Saudável e a agência de comunicação LatinMed.
Além das mesas de orientação em oito pontos do complexo do Hospital das Clínicas, como os Institutos do Coração, Central, da Criança, de Ortopedia e Traumatologia, de Psiquiatria, de Medicina Física e Reabilitação, do Câncer e Hospital Auxiliar de Suzano, o evento contou com ações do programa Agita São Paulo, alertando sobre a importância da realização de atividades físicas regulares, que previnem e reduzem os efeitos de doenças crônicas como obesidade, pressão alta, diabetes e doenças do coração.
A ação teve também, no Instituto da Criança, o trabalho de conscientização de pais e filhos para se ter uma alimentação saudável desde cedo. O Meu Pratinho Saudável ensinou as crianças a se alimentarem bem, de maneira divertida e aproveitou para alertar sobre os perigos do sobrepeso e da obesidade infantil, que atingem 39% das crianças brasileiras.