O pesquisador Flavio Marques Azevedo desenvolveu uma ferramenta colaborativa chamada Academius, voltada para os professores em geral, porém com aderência maior na área de engenharia. O produto tem como objetivo principal melhorar a condução das aulas e foi fruto de sua tese de doutorado, defendida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP).
O projeto de pesquisa surgiu através do recente grupo de pesquisa em ensino de Engenharia chamado Poli Education (poli-EDU), do qual Azevedo faz parte. Formado por professores doutores e pesquisadores, tem como finalidade principal fomentar o estudo de novas técnicas que melhorem o planejamento de um curso. Portanto, pode-se dizer que o site criado é uma contribuição do grupo.
Outra motivação que impulsionou o pesquisador a se envolver com o estudo dessa ferramenta foi o fato dele sentir no dia a dia a dificuldade de lidar com o conteúdo programático de uma disciplina. Professor universitário de engenharia de computação e sistemas de informação em instituições privadas, Azevedo também viu no produto de sua tese uma questão de necessidade pessoal: “Comecei a me preocupar [com o cronograma] porque vi que o número de turmas começou a aumentar muito e o meu planejamento precisava ser muito melhor. Isso fez com que repensasse a forma de ensinar”. O resultado do projeto iniciado em 2011 foi o Academius, um site acessível a todo mundo e que só depende de uma conexão de internet para se conectarem.
A web vai ajudar o docente a elaborar um cronograma antes do semestre do período letivo acontecer. A proposta é que ele, já sabendo o que vai ser dado em cada semana, faça uma divisão da disciplina e consiga estimar o tempo de duração de cada pedaço da aula. “Ele vai estimar uma aula durando uma hora e 40 minutos, por exemplo, e vai começar a dividí-la em diversos trechos. Por exemplo: na primeira semana será apresentação e critérios de avaliação, o que vai durar em torno de 20 minutos. Os próximos 30 minutos vão ser para um debate em sala e os 20 minutos seguintes estarão relacionados à uma dinâmica de grupo”, explica.
No final do período letivo, o aluno ainda precisa dar um feedback da disciplina através de um questionário (chamado de Avaliação de Reação) e, com isso, o produto consegue calcular se o programa traçado atendeu ou não às suas expectativas. A avaliação vai permitir que o docente veja qual o conteúdo poderia ter dado mais ênfase ou qual assunto foi bem aprofundado. Com isso, pode medir como foram aplicadas suas técnicas e se seu estilo de ensino surtiu efeito. Isso é um alerta para determinar se está ou não no caminho certo ou o que pode melhorar em sala. “Às vezes, o professor não imagina que um tópico que não foi abordado tenha sido uma expectativa do aluno e começa a ter essa noção do que poderia ser melhorado na disciplina dele”.
Posteriormente, ele faz um replanejamento para o próximo semestre e, assim, vai melhorando a cada turma a forma de expor o conteúdo. O resultado também o permite saber qual rumo tomar no semestre seguinte. “A ferramenta vai servir justamente para tentar algo mais profissional e pronto para que se possa ter uma edição futura já muito melhor otimizada”.
O impacto esperado da proposta no ensino de engenharia é grande, pois é possível ter uma visão global de todas as disciplinas oferecidas. Um coordenador, por exemplo, saberia qual a linha do curso inteiro e conheceria as técnicas adotadas pelos docentes, podendo questionar que forma melhorá-las. Flavio define qual é uma das grandes contribuições do projeto: “A ideia é a de fazer, por exemplo, uma reforma curricular ou um replanejamento de curso”.
Confira o vídeo explicativo do Academius:
Crédito: Flavio Azevedo