São Paulo (AUN - USP) - Aprofundar as discussões em torno da melhora nas condições de trabalho e a maior eficácia das produções através da organização do processo produtivo. Esse é o objetivo da II Jornada de Ergonomia da Escola Politécnica (EP) que será realizado nos dias 25 e 26 deste mês na Universidade de São Paulo.
O evento dá continuidade ao projeto iniciado em 2004 pelo Departamento de Engenharia de Produção da EP para criar um espaço de discussão sobre as possíveis tendências e os atuais problemas do setor. A grande procura pela primeira edição, que foi organizada em homenagem ao professor Alain Wisner, falecido em 2003, foi um dos motivos que levaram à continuidade do projeto.
Um dos destaques na programação do evento é a presença da canadense Marie Bellemare da Universidade de Quebéc, que falará sobre os “Novos Modelos de Organização” durante a abertura do encontro.
“A II Jornada não é voltada somente para os profissionais que atuam na área, mas também para professores, alunos, pesquisadores e quem mais estiver interessado”, lembra o professor Fausto Mascia, um dos coordenadores do evento.
Segundo Mascia, “todo trabalho é organizado e todas as divisões são determinantes, já que ambas interferem diretamente na saúde dos trabalhadores e no rendimento da produção”. A área de ergonomia interfere em todo meio de produção, desde a elaboração do processo até os instrumentos práticos como as tecnologias utilizadas, o tempo dispensado e os meios usufruídos.
Mascia explica que o modelo econômico neoliberal trouxe avanços e retrocessos significativos para a organização do trabalho. Ele exemplifica o telemarketing como uma das áreas que necessita de reformulações, pois ainda é uma atividade que continua “rotinizada e padronizada”. “É necessário que o operador possa realizar o processo e não só uma etapa, em que ele não sabe onde vai parar”. O coordenador critica o tratamento impessoal com os clientes, devido ao tempo acelerado exigido nos atendimentos, pois traz muitos prejuízos na produção. “A palavra-chave dos atendentes agora é ‘Próximo!’”.
Outro ponto que recebe crítica do docente é a imagem estereotipada do cliente. Segundo Mascia, o ‘cliente-fôrma’ vem se adequando aos modelos de trabalho utilizados pela empresa, além de deixar em segundo plano as peculiaridades de cada consumidor.
Fausto Mascia ainda adverte que a profundidade dos resultados depende da condição econômica em que o país se encontra. “Quando o país está em crise e não se tem estabilidade no emprego, nada adianta discutir as condições do trabalho”.
As inscrições para a II Jornada de Ergonomia já estão esgotadas. Por isso, os organizadores poderão disponibilizar a transmissão do evento pela Internet (http://www.poli.usp.br) para aqueles que não conseguiram se inscrever ou não poderão comparecer no encontro.
II Jornada de Ergonomia
Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi – Prédio da Administração da EP
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380 – Cid. Universitária – SP
Telefone: (11) 3091.5430/5577