São Paulo (AUN - USP) - Uma exposição com quadros e peças feitas a partir de produtos recicláveis está sendo promovida pela Comissão de Qualidade e Produtividade da FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP) em parceria com diversos projetos, no saguão de entrada da escola.
Alunos e funcionários da Universidade que trabalham com reciclagem são convidados a expor seu trabalho nessa feira. Quadros dos funcionários da Odontologia, bijuterias feitas com sementes por uma aluna da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e vasos de flores artificiais feitos por funcionário do CEPEUSP (Centro de Prática Esportiva da USP), estão entre as peças expostas. Alguns dos quadros estão a venda. O processo de reciclagem é demonstrado através de materiais como latas de alumínio e garrafas de vidro: antes, como lixo, e depois como novos produtos, prontos para serem reutilizados.
A exposição ocorre uma vez por ano contemporaneamente a Semana de Cultura e Meio Ambiente realizada pela Universidade. “Juntamos qualidade de vida com educação ambiental”, explica a coordenadora do projeto, Nilta Miglioli.
Além das peças, duas oficinas de reciclagem de papel foram realizadas pelo Projeto USP Recicla. Os funcionários do projeto ensinaram como reutilizar e transformar esse material. A oficina foi aberta a todos que quisessem participar, mas compareceram principalmente alunos e funcionários da Faculdade de Odontologia. No entanto, o número de pessoas que compareceu foi menor do que o esperado: “o lugar cedido era um vão de passagem, então o público não foi tão grande”, explica Guilherme Klaussner, estagiário do projeto. A partir do papel reciclado podem surgir cadernos, blocos de anotação, cartões e painéis.
O USP Recicla se desloca freqüentemente de faculdade, conforme é convidado para expor seu trabalho. No entanto, não se restringe apenas às dependências internas da Universidade. No dia 9 de outubro acontecem gincanas e oficinas no Parque do Ibirapuera. O projeto existe desde 1994 e hoje atua em 29 unidades dentro dos seis campi da USP. Em 2003, de acordo com os dados disponibilizados pelo projeto, 12.435 pessoas participaram das diversas palestras e oficinas que foram realizadas.
Atualmente uma das principais atividades que está sendo implementada pelo projeto é a coleta seletiva dentro do campus. De acordo com os coordenadores, só no campus da capital são coletados 15.000 kg de lixo reciclável por mês. Além disso, palestras e campanhas buscam diminuir a quantidade de lixo usada pela população. Secadores de ar quente nos banheiros e bebedouros de fonte, ao invés de galões de água, são alternativas simples que economizam papel e plástico e podem ser facilmente implantadas.
A Rádio Eldorado também marcou presença na exposição. Criada em 2000, a campanha Pintou Limpeza é uma iniciativa que busca conscientizar a população no sentido da ação e educação ambiental. Na exposição da FOUSP, a campanha dispôs banners e folhetos explicativos sobre como funciona a reciclagem e o que pode ser reciclado. O projeto possui também diversos postos de entrega voluntária de lixo reciclável. Todo o dinheiro obtido pela venda desse material é revertido para entidades carentes.