ISSN 2359-5191

06/10/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 16 - Sociedade - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Debates sobre a qualidade de vida no trabalho abertos a toda comunidade

São Paulo (AUN - USP) - Cultura organizacional foi o tema da 43ª reunião da Rede de Estudos em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (RG – QVT) na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Os encontros bimestrais, abertos a toda comunidade, trabalham assuntos polêmicos relacionados à qualidade de vida, como inclusão social e questões referentes a seguros de vida. “A idéia do projeto, iniciado em 1993, era criar um espaço informal, mas estável, para discussão de grandes temas de qualidade de vida”, afirma Ana Cristina Limongi França, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e professora do Departamento de Administração da FEA.

A última reunião deste ano faz parte de um fórum de debates temáticos livres, que não se caracteriza como um curso, mas um espaço de discussão e troca de experiências. “Às vezes pedimos para trazer um texto para trocar com os outros do grupo, outras vezes mandamos uma matéria para lerem. Além disso, pode-se falar de experiências próprias”, explica Ana Cristina. A intenção é dar acesso à Universidade para a comunidade interna e externa, por isso as reuniões são abertas ao público em geral e gratuitas. “Já tivemos novas empresárias, estudantes, pesquisadores, professores e, até mesmo, uma ex-presidiária participando”, conta a psicóloga.

Questões positivas da cultura organizacional, como a conciliação da ação de qualidade de vida com os valores daqueles que são atingidos por ela, e restritivas, como a ênfase excessiva em saúde e segurança do trabalho, foram abordadas na última dessas reuniões. “Definimos o que é cultura, suas implicações e relações com a qualidade de vida”, diz Ana Cristina, que sempre propõe duas questões opostas, sobre as quais os participantes debatem, fazem uma apresentação e, por fim, uma síntese do assunto.

Para 2006, estão agendadas quatro reuniões. A primeira será no dia 14 de março e terá como tema “Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e Psicologia: contribuições atuais”. Para quem se interessar em conhecer as discussões passadas, parte delas é abordada em um capítulo da tese de livre docência de Ana Cristina, que se transformou no livro Qualidade de vida no trabalho: práticas e conceitos na sociedade pós-industrial. “Espero que a reunião continue pelos próximos 20 anos e até mais, num projeto contínuo”, afirma a coordenadora. As outras reuniões serão nos dias 9 de maio, 8 de agosto e 10 de outubro, das 11h30 às 13h30, no corredor C da FEA. Maiores informações pelo telefone 3091-5908 ou no site do projeto. (http://www.g-qvt.com.br)

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br