ISSN 2359-5191

06/10/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 16 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Pesquisas Energéticas
Ipen aproveita Semana para reabrir discussão sobre energia nuclear

São Paulo (AUN - USP) - O Ipen - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – programou para a Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), que acontece até o dia 9 de outubro, atividades que visam ampliar a discussão sobre o uso pacífico de energia nuclear.

Os recentes episódios que afligiram o estado da Louisiana, nos Estados Unidos, vieram a acrescentar um ingrediente a mais no polêmico debate sobre questões energéticas. No mês de agosto, a tempestade tropical, que atingiu a cidade de Nova Orleans com ventos de até 280 km/h, deixou cerca de 200 mil casas debaixo dágua.

Frente ao aumento da temperatura do globo, potencializado pela queima de petróleo, carvão e até de gás natural – embora em menor escala – o uso da energia nuclear surge como uma opção cada vez mais interessante, segundo a especialista da Área de Direito Ambiental do Emerenciano, Baggio e Associados, Renata Franco de Paula Gonçalves.

Renata, porém faz algumas ressalvas. A alternativa, apesar de evitar a emissão de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento dos oceanos e – por conseguinte – o aumento da probabilidade da formação de furacões, pode ocasionar danos irreparáveis em um eventual acidente, como aconteceu em Chernobyl, na ex-União Soviética, em 1986. A especialista acrescenta ainda que há o problema do armazenamento do lixo nuclear, que envolve elevados custos, devido ao alto risco de contaminação pelos resíduos.

A programação do Ipen para a Semana Nacional de C&T, que mobiliza cerca de 300 cidades no país, procura esclarecer a população algumas dessas questões. O Ipen de Portas Abertas permite que visitantes participem de exposições interativas e de palestras sobre aplicação de energia nuclear. Os laboratórios dos Centros de Tecnologia das Radiações, Química e Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia dos Materiais estarão abertos ao público até o dia 7 de outubro.

Já o Ipen vai às Escolas é um projeto que permite a instituições de ensino o agendamento de palestras realizadas por pesquisadores do Instituto. O tema principal é Usos Pacíficos da Energia Nuclear, embora exposições referentes a outros assuntos possam ser agendadas conforme a disponibilidade dos palestrantes. Informações referentes a essas atividades podem ser obtidas através do telefone (11) 3816-9092, com Edvaldo ou Margarete.

O encerramento da Semana em São Paulo acontece na Marquise do Ibirapuera, no dia 9 de outubro, das 13h às 18h. O Ipen estará presente abordando temas como a Análise de Toxicidade de Águas e Efluentes e a Proteção Radiológica, por meio de atividades interativas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br