ISSN 2359-5191

26/10/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 101 - Saúde - Faculdade de Odontologia
Estudo compara efeito dessensibilizante de cremes dentais
Colgate Total 12, Colgate Sensitive Pró Alivio e Sensodyne Reapair and Protect tiveram seus efeitos abrasivos analisados

A pesquisadora Raquel Marianna Lopes Gaona, em sua dissertação de mestrado, orientada pela Professora Ana Cecilia Corrêa Aranha, estudou a perda de estrutura dentinária causada pela abrasão realizada com diferentes cremes dentais contendo agentes dessensibilizantes. Foram analisadas três pastas, das duas principais marcas do mercado.

A Colgate Total 12, que não tem especificidades em relação à sensibilidade e contendo, basicamente, fluoreto de sódio e triclosan 0,3%.A Colgate Sensitive Pró Alivio, especifica para dentes sensíveis composta por monofluorofosfato de sódio e arginina a 8% e a Sensodyne reapair and protect, também voltada para dentes sensíveis, que contém monofluorofosfato de sódio e fosfosilicato de cálcio e sódio a 5%, composto conhecido como Novamin.

ciclo erosivo dos testes in vitro

O estudo foi feito com terceiros molares previamente extraídos, em cinco dias de experimento. Para simular as condições reais da cavidade oral humana, os órgãos ficaram armazenados em saliva artificial e foram mergulhados em refrigerante de cola por cinco minutos, quatro vezes ao dia a 37º e escovados após a primeira e última imersão na bebida apenas, por 15 segundos.  

Em seguida, eles foram avaliados em perfilometria óptica (n=10) e em microscopia eletrônica de varredura ambiental (n=3), e submetidos à análise estatística. Dessa forma, foi constatado que todas as amostras sofreram a perda da estrutura dentinária pelo desgaste acentuado, no qual o ácido, combinado com a escovação logo em seguida, corrói o esmalte e expõe a dentina, gerando acesso aos nervos da polpa, através dos seus túbulos, e causando sensibilidade.

Os cremes dentais com agentes dessensibilizantes têm como objetivo fechar esses túbulos dentinários expostos da dentina sensível, diferenciando-se  dos cremes normais por terem o granulo de abrasão menor. No entanto, os dentes escovados com o creme dental com monofluorofosfato de sódio e arginina tiveram um desgaste menor. Mas os que tiveram contato com o Novamin conseguiram o desempenho mais satisfatório na abrasão, já que eles melhor recuperaram a erosão do dente, através da obliteração dos túbulos dentinários.

A análise concluiu, assim, que os cremes dentais que contêm agentes dessensibilizantes apresentam comportamentos similares em termos de perda de substrato dentinário. Ou seja, não impedem a erosão do dente, porém contribuem para a oclusão tubular, reparando os danos da erosão. Já a pasta normal não previne nem remedia a erosão, não sendo indicada para pacientes com sensibilidade.

Para prevenir o desgaste da dentina, a pesquisadora recomenda não escovar os dentes logo após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. “O ideal é esperar uma hora depois da ingestão para se higienizar, tempo necessário para a boca ter seu pH neutralizado novamente.”. Além disso, a escovação deve ser feita com cerdas macias e sem o uso de força excessiva. Seguindo hábitos saudáveis de alimentação e higiene a chance de ter sensibilidade nos dentes cai drasticamente. No entanto, se os dentes já estiverem desgastados, com incidência de dor, é recomendado utilizar pastas com Novamin.








Imagens: “Análise da perda de estrutura dentinária após desafio abrasivo com diferentes cremes dentais contendo agentes dessensibilizantes” Lopes, Raquel Marianna.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br