ISSN 2359-5191

08/07/2016 - Ano: 49 - Edição Nº: 93 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Projeto Arquigrafia propõe colaboração e aprendizagem sobre arquitetura e urbanismo
Plataforma busca estimular a troca de experiências no espaço urbano
Imagem: Reprodução

Arquigrafia é um projeto de pesquisa que vai além do meio universitário. Consiste em um ambiente colaborativo na Internet aberto, livre e gratuito para a publicação e compartilhamento de fotografias relacionadas à arquitetura. Busca reunir, em sua plataforma, estudantes de arquitetura, design, artes plásticas, professores, arquitetos, fotógrafos, ou mesmo qualquer pessoa interessada no tema, para a criação de uma rede que seja de fato colaborativa e que possa contribuir para o fortalecimento e a difusão de conhecimento sobre Arquitetura e Urbanismo.

Concebido em 2009, o projeto estimulou a formação do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web (NaWeb) no ano de 2012, sendo desenvolvido a partir de uma parceria entre pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP.

O professor Artur Rozestraten, idealizador do projeto, enfatiza que o objetivo principal é auxiliar na construção de conhecimento sobre a arquitetura brasileira. Isso será feito por meio de relações comparativas "com outras expressões arquitetônicas que surgem também a partir da expansão colonial portuguesa e que ainda conhecemos muito pouco”, cita ele, exemplificando os elementos dessa cultura arquitetônica presentes na Costa Africana e no Oriente.

Rozestraten afirma que ter maior presença na comunidade lusófona é um dos desafios da pesquisa, que recebe auxílio regular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para o biênio 2015-2017. Nesse sentido, uma das estratégias seria manter o sistema em português para que a própria língua estabeleça um eixo de convergência e intercâmbios culturais, evidenciando o enfoque prioritário nesta etapa do projeto.

Imagem: Reprodução

Além dessa expansão, a equipe de desenvolvimento está trabalhando para disponibilizar um aplicativo para smartphones, de modo que o Arquigrafia possa ser acessado diretamente de qualquer lugar com acesso à Internet. Assim, o usuário poderá navegar no acervo enquanto caminha por uma cidade, podendo também contribuir instantaneamente com fotos, preenchendo “lacunas” na documentação de uma área específica. O aplicativo também oferecerá informação de outros locais e edifícios próximos, motivando o usuário a visitá-los.

A intenção é estimular a experiência direta dos espaços urbanos e arquitetônicos, além de aumentar a integração entre os usuários, fazendo com que o app informe se existem outras pessoas cadastradas na rede presentes nos arredores, ou na mesma cidade. Estimularia, assim, a troca de experiências entre elas.

Depois de criar um login, que pode também ser feito pelo Facebook ou Stoa, as fotos são simples de serem postadas: exigem apenas um título e informações básicas a seu respeito — data, autoria, tags, cidade, estado e país. Para aperfeiçoar as descrições e torná-las mais precisas, almeja-se fazer com que diversos usuários possam realizar sugestões complementares de informações a serem adicionadas dentro de postagens já existentes, tornando-as mais ricas em conteúdo, em mais uma forma de criar uma aproximação entre os diferentes perfis de usuários ligados ao sistema.

Grande parte das imagens provém, contudo, do próprio acervo fotográfico do Setor de Audiovisual da Biblioteca da FAU, no qual a equipe realiza um trabalho de conservação e digitalização de fotografias originais — diapositivos (slides projetáveis) e ampliações em papel — que passam então a estar visíveis também na Internet. O que todas as fotos representam, entretanto, “nessa constelação de imagens” são olhares seletivos sobre o todo da cidade, que diversificam a experiência no espaço urbano em uma rede que sempre será um grande laboratório, constantemente redesenhada com a contribuição direta dos vários usuários do sistema.

Imagem: Reprodução

Leia matéria publicada pela AUN para mais informações. O Arquigrafia pode ser acessado no endereço: http://www.arquigrafia.org.br/.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br