ISSN 2359-5191

15/05/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 20 - Educação - Escola de Educação Física e Esporte
Ensino da natação está equivocado

São Paulo (AUN - USP) - Os métodos utilizados atualmente pelos profissionais de educação física em escolas de natação estão equivocados e não ensinam realmente a criança a nadar. Essa é a conclusão exposta pela professora Paula Hentchel Lobo da Costa, da Universidade Federal de São Carlos, no Simpósio de Biomecânica das Atividades Aquáticas, realizado na USP.

Segundo Paula, os alunos de natação, principalmente as crianças, não exercem um papel ativo nas aulas, mas apenas reproduzem os movimentos que os professores os mandam fazer dentro da água. Com isso, aprendem somente a solucionar problemas motores que estão relacionados ao ambiente aquático e não desenvolvem a capacidade de nadar corretamente.

Dessa maneira, Paula critica o ensino focado nos quatro estilos de nado (crawl, costas, peito e borboleta). Para a professora, o método utilizado responde somente às necessidades dos profissionais e ignoram a perspectiva do aluno.

Diante desse panorama, Paula propõe uma revisão da metodologia utilizada, que “não ensina a nadar”. Para tal mudança, os professores precisam fazer o aluno compreender que a natação é realizada em um meio completamente diferente do qual ele vive na maior parte do tempo.

“É extremamente importante que o professor faça o aluno entender o caminho racional sobre as mudanças que afetam o corpo quando se passa do ambiente terrestre para o ambiente aquático”, aponta Paula. Segundo a pesquisadora, a propulsão, o equilíbrio, a respiração e a superfície de apoio são fatores completamente alterados quando uma pessoa entra em uma piscina.

Compreender tal fato é o primeiro passo para que um jovem entenda a causa de seus erros quando está nadando. “Respondendo adequadamente às interações com o meio em que se está, no caso o aquático, o aluno passa a controlar seus movimentos e aprende a nadar com mais propriedade”, finaliza.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br