São Paulo (AUN - USP) - O curso de inverno do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências (IB) da USP promove sua IV edição em julho de 2007. O curso é gratuito e direcionado a alunos de graduação e recém-graduados no curso de biologia. Para fazer a inscrição não é exigido um conhecimento prévio da fisiologia, mas é necessário se cadastrar no site do curso: http://www.ib.usp.br/~cursodeinverno/ e enviar ao IB-USP (Cidade Universitária) um histórico escolar e uma carta de interesse. As inscrições abertas desde abril encerram em 4 de junho, próxima segunda-feira.
A iniciativa que já mostra bons resultados é idealizada e promovida pelos alunos de pós-graduação do departamento. E segundo Renata Brandt Nunes, uma das principais organizadores dessa atividade de extensão, ele proporciona aos pós-graduandos a possibilidade de aumentar o contato com a metodologia de ensino acadêmico, já que são eles que ministram as aulas. Além disso, também há intercâmbio de conhecimento e experiências, pois o curso recebe alunos de distintos lugares da América Latina.
São objetivos do curso: promover a revisão de conceitos básicos da Fisiologia Geral - com ênfase no estudo da Fisiologia Comparada - e permitir que alunos tomem conhecimento da estrutura teórica e prática acadêmica, observando a dinâmica de pesquisa e rotina de laboratórios do departamento. Esses alunos terão acesso aos laboratórios e às linhas de pesquisa do IB-USP, o que possibilita o maior reconhecimento da estrutura desse departamento na universidade. O curso também pretende capacitar futuros profissionais da área acadêmica de forma mais adequada de acordo com as exigências características desse tipo de pesquisa.
A estrutura do curso proporciona a dez alunos alojamento na própria universidade, nesse caso ao se cadastrar ele deve mostrar interesse na inscrição.
As atividades acontecem de segunda a sexta das 8 às 19h durante três semanas a partir de 10 de julho. Nas duas primeiras semanas são preenchidas pelas aulas teórico-práticas que possuem os seguintes temas: Fisiologia na Era da Biologia Molecular, Ecofisiologia, Cronobiologia, Cognição, Neurofisiologia, Mecanismos de ação dos produtos naturais marinhos e Complexidade nos Sistemas Biológicos. Ao término dessas aulas, a atividade promovida será em regime de estágio. Nela, os alunos escolherão o laboratório de seu maior interesse e desenvolverão o seu próprio projeto de pesquisa.
A avaliação do curso será gradual. Ao final de cada aula ocorrerá um teste curto para observar a apreensão pelos alunos dos conceitos principais abordados. Já na conclusão da terceira semana será feita uma avaliação de desempenho no estágio, cujos critérios são: envolvimento, discussão e apresentação (em formato de simpósio). Sob pena de reprovação, o conceito de aproveitamento mínimo do aluno é de 70% (nota 7), assim como sua presença que não deve ser inferir a 85%. Para maiores informações visitem a página da Internet.