ISSN 2359-5191

21/06/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 28 - Sociedade - Escola Politécnica
Poli-USP estimula conhecimento da cultura francesa

São Paulo (AUN - USP) - Pra quem pensa que os alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP só pensam em números, o evento da próxima sexta (22) vai ser uma surpresa. O iPoli (escritório internacional da Poli) vai promover o Goûtez La France, um encontro que visa promover uma imersão dentro da cultura francesa.

O evento acontece desde 2006, quando o aluno Ronaldo Bittelo e seu professor do curso de francês tiveram a idéia a partir do programa de dupla formação da Poli, que exigiria um melhor conhecimento da língua francesa. De lá pra cá o evento cresceu, este ano são esperadas mais de 200 pessoas, incluindo o público de outras universidades.

Outra novidade desta edição é a presença do Cônsul francês, que deve falar sobre o desenvolvimento das relações entre França e Brasil. Ele também vai entregar o prêmio Palmes Académiques, oferecido pelo consulado para dois professores que se destacarem academicamente.

Segundo Rodolfo Ferrari da Silva, um dos organizadores, a principal meta do evento é que os alunos não fiquem tão perdidos em um possível intercâmbio para a França. O principal foco são os alunos da Poli que, freqüentemente, acabam por trabalhar em empresas que usam o francês, e não o inglês, como língua principal.

Programação

Dividido em três painéis, o Goûtez la France vai reservar uma série de palestras para as instituições francesas no Brasil. Elas devem falar sobre relações econômicas e desenvolvimento internacional de empresas dentro do Brasil. Algumas empresas francesas devem contar o que esperam de ganhos culturais pela sua instalação no Brasil.

A segunda parte vai dar destaque à importância das experiências internacionais. O presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da USP deve falar sobre o programa de dupla formação oferecido pela Escola Politécnica, e alguns alunos que fizeram intercâmbios vão contar suas experiências.

Terminando a parte das palestras, os participantes vão poder assistir o vídeo Tour da France, feito pela Maison de la France, que mostra aspectos gerais das cidades francesas, museus, arquitetura, etc. Depois da teoria, um pouco de prática. Um coquetel com degustação de vinhos, pães e queijos deve terminar o evento.

O evento acontece no Anfiteatro do prédio da administração da Poli. Mais informações podem ser obtidas em www.ipoli.com.br/goutezlafrance.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br