ISSN 2359-5191

27/06/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 31 - Sociedade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
A tipografia em cartaz

São Paulo (AUN - USP) - Todos os dias cruzamos com diversos cartazes e outdoors no nosso caminho. O que não reparamos durante a sua leitura é a importância da fonte, ou tipo, para os mais técnicos, em cada espécie diferente desses trabalhos.

Cláudio Rocha, designer gráfico, e Tony de Marco, tipógrafo, em palestra na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, cujo tema era o "Panorama do Design Contemporâneo", exploraram a função desses tipos num cartaz. Segundo eles, cartaz é um "anúncio ou aviso de dimensões variadas, apropriado para ser afixado em espaços públicos. Eles abrangem grande quantidade de informação e exigem linguagem específica". Ainda, o cartaz está diretamente associado à publicidade: ambos visam a tornar algo público. O cartaz é o meio a que a publicidade recorre. Visto isso, depara-se com a sua "vida efêmera", que é diretamente influenciada e inspirada na publicidade. Neste momento, faz-se necessário que o designer desenvolva a habilidade em lidar com os logotipos dos apoios e das empresas, que normalmente sujam o cartaz.

Em anúncios publicitários, o nível de experimentação permitido é grande, tanto em composição como em tipografia, já em revistas isso costuma ser diferente. De acordo com a própria experiência dos palestrantes na revista Tupigrafia, a qual projetam e editam, um projeto gráfico definido funciona como censura ao trabalho de um tipógrafo, por isso eles os evitam em seu trabalho. A combinação dos elementos de um cartaz ou revista, por exemplo, deve variar com o tema da matéria, com o veículo, a edição, o público e até mesmo o momento da sociedade.

Cláudio e Tony confirmaram que no Brasil os estudos e a produção em tipografia já superou as fronteiras antes delimitadas pelo pólo Rio de Janeiro - São Paulo. Alguns mercados, como o infantil, incentivam essa produção, já que o público visado tem características peculiares. As crianças não iriam achar um pirulito atraente se o nome da marca fosse escrito em letras com o formato típico acadêmico. Para finalizar, os dois destacaram o papel do design de tipos, entre outros, hoje, no Brasil. De copiadores da moda a criadores, estamos construindo a identidade do nosso Design.

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