São Paulo (AUN - USP) - Visando melhorar a qualidade do atendimento aos idosos dependentes de cuidado, a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS) iniciará um projeto de formação de cuidadores pela Rede de Escolas Técnicas em Saúde.
O projeto, que foi apresentado recentemente durante um evento sobre inovação na Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), será primeiramente realizado em seis escolas pilotos, cada uma em um estado diferente, representando as cinco regiões do país - Mato Grosso no Sul, Alagoas, Acre, Rios de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
Segundo José Luiz Telles, coordenador técnico do Ministério da Saúde, ele se sustentará em cinco eixos principais de ensino: a interação e comunicação; cuidados em relação às atividades do “andar da vida”, prontidão para agir em situações imprevistas, prevenção de riscos, acidentes e violência e direitos da pessoa idosa.
O primeiro diz respeito à capacidade de compreender e interpretar as mensagens verbais e não verbais do idoso e se fazer entender e de promover a inter-relação entre família, serviços, e comunidade.v No caso do segundo, será focada a identificação das necessidades de cuidados e, a partir daí, a organização das atividades de suporte, sempre atuando de forma a estimular a independência e autonomia do idoso nas atividades que isso ainda é possível.
Como a queda e batidas em móveis costumam ter conseqüências mais sérias para a saúde dos idosos, o terceiro módulo se dedicará a ensinar o cuidador a agir com prontidão e presteza em situações imprevistas dentro do limite de suas atribuições.
Já, o eixo seguinte atua mais propriamente na prevenção, focando na identificação e reconhecimento de situações de risco à integridade física e psicológica do idoso a fim de evitar situações de agravo.
Num último módulo, o estudante conhecerá a legislação e os recursos para promover a garantia dos direitos.
Estrutura
Viabilizado através da UNESCO, o custo total repassado a cada escola será de R$11.200,00, considerando o pagamento de R$ 2,00 a hora aula. A proposta do projeto piloto será qualificar 210 cuidadores distribuídos em seis turmas de 35 alunos cada, sendo uma turma em cada escola. A carga horária total do curso será de 160 horas.
Segundo Telles, não foi definido a priori a quem serão direcionadas as vagas dos cursos. Em cada região haverá a definição das prioridades de acordo com a realidade local. As exigências para a seleção são ter a escolaridade mínima definida pelo Ministério do Trabalho e ter disponibilidade de horário para dedicação ao Curso.
A coordenação ficará por conta das Secretarias de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGETS) e pelas Secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e tem como meta expandir-se para toda a rede de escolas técnicas em saúde do país, depois de verificada sua viabilidade e o sucesso.
A rede
Segundo o coordenador, as Escolas Técnicas e Centros Formadores do SUS (ETSUS) são instituições públicas criadas para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde. A origem das ETSUS remete ao Projeto Larga Escala, iniciado em 1985.
Elas utilizam as unidades de saúde como espaços de aprendizagem e qualificam pedagogicamente os profissionais de nível superior dos serviços para atuarem como professores.
Os currículos são adequados ao contexto regional e têm como modelo pedagógico a integração ensino-serviço, com sua concepção fundamentada na articulação entre trabalho, ciência e cultura, tendo o trabalho e a pesquisa como princípios educativos.
Idéia
A idéia do projeto surgiu em uma oficina realizada na cidade de Blumenau-SC no mês de abril deste ano. Em quatro dias de discussões que contaram com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Diretores de Escolas Técnicas em Saúde, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, SBGG, Conselhos, Universidades, ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), foram rediscutidas as questões que envolvem o cuidador segundo algumas diretrizes: identificação de suas atribuições de suas competências; dos conteúdos necessários para a sua preparação e uma proposta de formação para o preparador dos cuidadores.