São Paulo (AUN - USP) - Mostrar aos educadores que trabalham com o público infantil maneiras de ensinar que utilizem o ar livre é o objetivo do mini-curso “Aprendendo com a Natureza”. Essa é uma iniciativa do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar) e do Instituto Terra e Mar. Ele será ministrado nos dias 8 e 15 de dezembro em São Sebastião.
Essa é uma espécie de reedição do mini-curso “Educação ao Ar Livre”, que foi dado em setembro deste ano. A diferença é que esse enfocará o público infantil, de crianças entre os 3 e os 8 anos de idade, aproximadamente. Segundo Patrícia Schubert, educadora do Instituto Terra e Mar que ministrará parte das atividades, “no curso anterior a gente teve um público bem variado, que incluía professores da rede pública, educadores de ONGs etc. Mas todos tinham contato com o público infantil”. Outro motivo elencado pela educadora para esse direcionamento é o fato de que “se conseguirmos atingir o público infantil, é mais fácil termos adultos ecologicamente conscientes”.
São mostradas aos participantes várias maneiras de ensinar de modo divertido. Um exemplo é a atividade das “cotias coletoras”, que foi uma das abordadas na primeira edição. O seu objetivo é mostrar aos alunos que as cotias são disseminadoras de sementes. Nela, as crianças são as cotias e têm que esconder e encontrar as sementes em um determinado tempo. Outra é intitulada “diversidade vegetal em 1m²”. Demarca-se uma área de 1m² com barbante e pede-se aos alunos que meçam a diversidade vegetal do lugar. “É uma atividade simples e altamente adaptável”, diz Patrícia. Diversos tipos de terrenos podem ser utilizados e é possível pedir aos alunos para procurarem por animais, ao invés de plantas, por exemplo.
As inscrições para o mini-curso vão até o dia 3 de dezembro. São 20 vagas. A hospedagem é por conta do interessado, mas o blog do projeto (http://educacaoaoarlivre.blogspot.com/) dá dicas sobre hotéis e pousadas da região.