São Paulo (AUN - USP) - Como aproximar a ciência do dia-a-dia das crianças? Como fazê-las aprender de modo prazeroso e divertido? O projeto Mova-se, é ciência!, desenvolvido numa parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e o site Pulga na Idéia, busca apresentar soluções para essas questões.
O projeto tem por objetivo elaborar materiais de divulgação científica para crianças baseados no conteúdo de ciências do ensino fundamental, associado ao esporte e à biomecânica, ciência que estuda a mecânica do movimento dos seres vivos. Em andamento há cerca de seis meses, o projeto está na fase de produção dos impressos (cartazes e folders) que serão distribuídos em escolas e do conteúdo digital que ficará disponível na internet.
“Escolhemos o esporte por ser uma atividade que a criança desenvolve cotidianamente. Ela joga futebol, joga vôlei, ela faz um monte de esportes diferentes. Então é uma forma de utilizar conceitos que são ensinados em ciência, aplicados aos movimentos que as crianças fazem. A idéia é dar uma alternativa para o professor, envolver tanto a aula de educação física, quanto a aula de ciência, de uma forma diferente, leve e divertida”, afirma Luis Mochizuki, coordenador do projeto.
Os conteúdos sobre um determinado esporte são apresentados a partir de questões simples: o quê, quando, onde e porquê. “Apresentamos os conceitos científicos numa linguagem que não é infantilizada, mas é adequada à idade e ao nível de conhecimento da criança”, conta ele. O material está sendo preparado para crianças de 9 a 10 anos, mas ficará disponível para meninos e meninas de todas as idades.
“Nós também temos o interesse de produzir para cada bloco de informações uma experiência científica, que a criança faça, que ela possa entender por si mesma o fenômeno científico que está sendo abordado. E um guia para o professor, para que ele possa usar o material na aula”, diz Mochizuki.
São parceiras do projeto a jornalista Juliana Maroto e a artista plástica Ingrid Lemos Costa, responsáveis pelo site Pulga na Idéia (http://www.pulganaideia.com.br), que visa aproximar a ciência das crianças e dos adolescentes. Além disso, o Mova-se, é ciência! conta com cinco bolsistas e apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-Reitoria de Graduação da USP, através do projeto Ensinar com Pesquisa.
Mochizuki conta: “Apresentamos um piloto dos nossos resultados, dos nossos cartazes, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia [realizada em outubro]. A recepção foi muito boa, porque a idéia é abordar a ciência de uma forma mais lúdica, usando o movimento, que é uma forma muito prática de você trabalhar com um grupo de crianças”.