São Paulo (AUN - USP) - Há nove anos, Cândida Maria Vuolo, a Candinha, decidiu organizar uma mostra de fotografia que unisse professores, alunos e funcionários da USP. Hoje, como coordenadora da Amantes da Fotografia, ela fica feliz ao ter alunos querendo ajudar e tornando sua tarefa “menos solitária”. Em cartaz no Salão Caramelo da FAU, ela reúne diversas experiências sob o tema Lira dos Vinte Anos.
A escolha do livro de Álvares de Azevedo para reunir as diversas fotos da exposição traz a idéia de olhar o mundo como se todos tivessem 20 e poucos anos, idade da maioria dos universitários. Candinha seleciona o material para a exposição, equilibrando alunos da FAU e de outros cursos, de Artes Plásticas a Biologia. Além disso, ex-funcionários do Laboratório de Fotografia, onde Cândida trabalha, também participam do evento.
A exposição não se prende ao caráter “maldito” da Lira dos Vinte Anos. Muito pelo contrário, as fotos são leves e remetem às primeiras experiências com a imagem. Para Maura Grimaldi, aluna de Artes Plásticas que participa da mostra, a Amantes da Fotografia de 2007 está com trabalhos melhores do que anteriormente.
Segundo Candinha, grandes preparativos estão sendo feitos para a Amantes da Fotografia do ano que vem. Diferente de 2004, quando comemoraram os 450 anos da cidade de São Paulo, o motivo de celebração será a própria exposição, que completa dez anos. Cândida, que seleciona pessoalmente o material exposto, está fazendo o mesmo para um livro que será lançado reunindo o melhor dessa década de amor pela arte de reproduzir o real.