São Paulo (AUN - USP) - O seminário "Desenvolvimento, Energia e Meio Ambiente" terá como assunto o conflito relacionado à questão energética no país. O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 13 horas, no Auditório Azul da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.
A mesa será mediada pelo professor Evandro Mateus Moretto, do curso de graduação em Gestão Ambiental, e contará com representantes de diversos setores. Do meio acadêmico, estará Célio Bermann, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, autor do livro "Energia no Brasil: Para quê? Para quem? - Crise e alternativas para um país sustentável" (Ed. Livraria da Física/FASE, 2002).
Representando o setor empresarial, falará Décio Michellis Jr., assessor técnico da Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente do Grupo Rede (“um dos maiores grupos empresariais do setor elétrico nacional”, segundo mensagem institucional do Grupo) e Secretário Executivo do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Pela sociedade civil, participará um representante de organização não-governamental ainda não definido.
O seminário, que, segundo seus organizadores, discutirá “o atual conflito relacionado ao desenvolvimento, os desafios para aumento da oferta energética e seus significativos impactos socioambientais”, encerra por este ano o Ciclo de Debates Socioambientais da EACH/USP.
Organizado por professores e alunos do curso de Gestão Ambiental, o Ciclo contou com seminários sobre os temas “Caminhos e perspectivas da educação ambiental no Estado de São Paulo” e “O mosaico de atuação profissional do gestor ambiental”.
Segundo os organizadores, “os desafios contemporâneos que a emergência da questão ambiental colocam à sociedade demandam uma profunda revisão de valores e a construção de uma nova consciência ecológica que permita conciliar desenvolvimento socioeconômico e conservação ambiental”.
Daí a necessidade de criação de um espaço para “discutir os principais temas relacionados à gestão ambiental e encontrar novos caminhos que permitam avançar na construção de uma sociedade mais sustentável”.
Mais informações pelo e-mail cagesa.each@yahoo.com.br