São Paulo (AUN - USP) - Com o objetivo de incentivar a divulgação das pesquisas realizadas pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de USP (FMVZ) a instituição realizou a segunda edição do Prêmio Impacto Científico. Foram distribuídos prêmios aos professores de cinco departamentos da Faculdade: Cirurgia, Clínica Médica, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Patologia e Reprodução Animal. Os candidatos inscreveram seus trabalhos de acordo com o seu departamento, e o vencedor foi aquele publicado no ano passado em periódico de maior Índice de Impacto segundo a Comissão Julgadora no Journal Citation Report (JCR) do International Scientific Information (ISI).
Os premiados foram os professores Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro, que divulgou sua pesquisa na Cell Tissue Research, com fator de impacto 2.580 e representava o Departamento de Cirurgia; Maria Helena Matiko Akao Larsson, da Clínica Médica, que publicou na American Journal of Veterinary Research e obteve fator 1.241; Marcelo Bahia Labruna, da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, que teve seu trabalho divulgado pela Emerging Infectious Diseases, de fator 5.094; Luciano Freitas Felício, da Patologia, que publicou seu trabalho na The Journal of Neuroscience, de fator 7.453 e Mário Binelli, da Reprodução Animal, que teve seu trabalho divulgado pela Theriogenology, de fator 1.898. Todos receberam um troféu comemorativo e uma bonificação de R$ 2 mil. Também foi sorteado um livro entre os inscritos que não foram vencedores, que foi dado ao professor Marcos Amaku. O presidente da Comissão de Pesquisa Fernando José Benesi também ressaltou a pontuação de impacto média obtida, observando todos os inscritos, que foi de 2.744.
Além disso, Benesi apontou algumas modificações que deverão ser feitas na premiação para o ano que vem de maneira a incentivar a participação dos professores já que muitos acabam desestimulados na hora de se inscrever ao saber que colegas tiveram seus trabalhos divulgados em publicações de maior impacto. Dentre tais aprimoramentos estão a atribuição de um certificado de mérito para pelo menos mais dois candidatos além dos vencedores, a inclusão de pesquisas publicadas em certos veículos digitais e o aumento do número de premiados, para mais do que um por departamento. “Alguns departamentos tem mais de uma área, que podem ter seus trabalhos publicados em veículos de menor impacto”. O presidente ressaltou ainda que o prêmio é muito importante no desenvolvimento da internacionalização da Faculdade, já que premia a divulgação pelo mundo todo dos resultados obtidos.
Estavam presentes no evento o diretor da FMVZ, José Antonio Visintin, e Benesi, além de representantes de diversas empresas. O diretor Visintin ressaltou a presença do setor privado: “Todo ano precisamos aumentar esse impacto com o apoio de parceiros: as empresas”.