São Paulo (AUN - USP) - Explorar a imaginação e uma nova dimensão para objetos do cotidiano, documentos e máquinas é característica marcante da obra do artista pernambucano Paulo Bruscky. Para desvendar esse universo o MAC - USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) sob a curadoria de Cristina Freire, apresenta a exposição “Paulo Bruscky – ars brevis” que pode ser visitada até dia 28 de abril, na unidade do MAC – Cidade Universitária.
A trajetória de Bruscky não é linear, assim a exposição foi dividida em diversos núcleos entre eles eu comigo, poesia visual, arte postal, máquina poéticas, biblioteca, cotidiano e hospital-estúdio. No setor cotidiano, por exemplo, objeto de uso comum, como um ferro de passar roupa torna-se matriz para uma gravura e caixas de remédios são dispostas de maneira a formar um quadro. O artista brinca com a inutilidade das peças, retirando a o valor econômico do objeto e elegendo como guia de sua arte, a imaginação e o lúdico.
No núcleo expositivo hospital-estúdio, a rotina do artista como funcionário do Hospital Agamenon Magalhães, em Recife, é também fonte de sua inspiração. A impressão do eletroencéfalograma de Bruscky gera obras como “O Meu Cérebro Desenha Assim”, de 1976. Com o mesmo tema o artista também apresenta vídeos que revelam como seu cérebro se comporta quando exposto a sons graves e agudos. As experimentações do pernambucano não param por aí e ele abusa da utilização da fotografia, do xerox, do fax e do carimbo.
Cristina Freire destaca a influência no trabalho de Bruscky do grupo de vanguarda Fluxus, movimento que marcou as décadas de 60 e 70 e valorizava a integração entre diferentes linguagens como música, cinemas e dança. A exposição pode ser vista de terça a sexta das 10 às 18 e sábado, domingo e feriado das 10 às 16 horas.
Serviço
Paulo Bruscky – ars brevis
De 8 de novembro de 2007 a 28 de Abril de 2008.
Local: MAC – USP Cidade Universitária
Funcionamento: Terça a sexta das 10 às 18, sábado, domingo e feriado das 10 às 16 horas.
Informações: www.mac.usp.br