São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP (IEE) realiza em novembro próximo, em Santos, o VI Simpósio Internacional de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SIPDA). O evento tem como objetivo expor as mais recentes tecnologias nacionais e internacionais relativas a aterramento e proteção contra os raios. Além do Brasil, países como Rússia, Alemanha, França, Austrália, Espanha e China também participarão.
O SIPDA acontece desde 1988, mas o problema dos raios foi muito discutido pela mídia no início desse ano, com a morte de dois adolescentes no Parque Villa Lobos na zona oeste da cidade de São Paulo, em janeiro. Na época do acontecimento, a prefeitura chegou a consultar o IEE para uma prevenção efetiva nos parques da cidade. Porém, a melhor solução ainda é a conscientização da população. Não existe nenhum equipamento “mágico” que evite os raios. Proteger-se em locais seguros, afastar-se das árvores e campos abertos ainda é a melhor solução. No mesmo mês as descargas mataram mais duas pessoas no estado, um menor num condomínio em Santo André e um funcionário público no Parque do Carmo em Itaquera, zona leste da capital.
Estima-se que no mundo caiam cerca de 2 bilhões de raios por ano, e o Brasil é campeão mundial nos números, com a incidência de mais de 200 milhões de descargas. Isto é, recebe 10% de toda a carga ocupando apenas 1,6% da área mundial. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atribuí aos raios cerca de 200 mortes anuais no território brasileiro. E por esse entre outros motivos que a participação brasileira no Simpósio só tem aumentado.
Neste ano, um trabalho brasileiro pioneiro estuda a influência das construções urbanas, como os grandes edifícios, na tensão induzida pelas descargas atmosféricas. Essa tensão é criada a partir do valor elevado da corrente que o raio carrega. Um raio tem uma amperagem média de 30.000 ampères. Um fusível comum de uma casa agüenta até 30 ampères de corrente. É cerca de mil vezes maior que um curto-circuito residencial.
O evento ocorre entre os dias 19 e 23 de novembro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 1o de outubro com descontos. Estudantes contam com descontos mesmo depois da data limite. Nos eventos internacionais, haverá traduções simultâneas do inglês para o português. Um WorkShop com as empresas do setor acontecerá no final de cada dia de apresentação. Maiores informações no telefone 11 3818-2579 ou no site http://www.iee.usp.br/agenda/sipda.htm.