ISSN 2359-5191

21/09/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 14 - Saúde - Hospital das Clínicas
Projeto Carmim leva arte ao hospital

São Paulo (AUN - USP) - Cerca de 4.000 pacientes de diversos hospitais de São Paulo já foram beneficiados pelo Projeto Carmim, que oferece a pessoas internadas ou em tratamento a chance de produzir trabalhos artísticos. Desde que foi criado, em 1996, o projeto já realizou aproximadamente 12.000 atendimentos.

Fundada pelo artista plástico Eduardo Valarelli, a organização atua nos institutos Central, de Psiquiatria e da Criança no Hospital das Clínicas, no Instituto de Infectologia do Hospital Emílio Ribas, no Hospital da Criança e no Hospital do Servidor Público. Atualmente o projeto está sendo implantado no Hospital Infantil Varela Santiago em Natal (RN), ainda em caráter experimental.

O programa é destinado a atender crianças, adultos e idosos. Participam pacientes com AIDS, moléstias infecto-contagiosas, transtorno alimentar, esquizofrenia, transplantados e pacientes de UTI. "São oferecidos aos pacientes vários meios de expressão", explica Eduardo. "pintura, desenho, aquarela, colagem e história da arte". São realizadas pinturas em tela, desenhos com crayon e releituras de obras famosas de artistas como Miró, Picasso e Volpi.

A Associação Projeto Carmim tem uma relação de parceria com todos os hospitais em que atua. "A instituição ajuda o projeto financeiramente ou fornece o material artístico", comenta Eduardo. Além disso, dez artistas plásticos trabalham voluntariamente orientando os pacientes. Porém o projeto ainda não possui um patrocinador.

As obras produzidas pelos pacientes já foram expostas para o público em sete ocasiões. Em 1999, uma exposição na estação Clínicas do metrô foi vista por aproximadamente 180.000 pessoas. Nesse mesmo ano o projeto ganhou o Prêmio Sheila Cortopassi de Oliveira oferecido pela Associação para Prevenção e Tratamento a AIDS (APTA) e concedido a instituições que se destacaram ao realizar trabalho ligados a AIDS. Recentemente, 50 trabalhos foram expostos no Instituto Central do Hospital das Clínicas, e aproximadamente 3.000 pessoas visitaram a mostra.

As atividades da associação continuam a se expandir e estão sendo desenvolvidos novos projetos como o Atelier Carmim. Esse projeto irá proporcionar aulas de arte para pacientes e interessados em geral. Em 2002 essa iniciativa crescerá ainda mais, a Carmim Escola Social de Arte se voltará para a capacitação e formação de pessoas interessadas em artes plásticas, procurando expandir a ação do Projeto Carmim.

Muitos dos participantes se destacaram e continuam a pintar até hoje. Um deles é responsável pela implantação do projeto em Natal. "Participam do projeto pacientes, ex-pacientes e, gradativamente, procuramos envolver toda a equipe multi profissional do hospital", explica Eduardo.

Para entrar em contato com a Associação Projeto Carmim ligue para 3285-6601 ou entre no site www.projetocarmim.org.br.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br