São Paulo (AUN - USP) - Diante do pequeno número de eventos sobre física destinados ao público leigo, um grupo de alunos dos Institutos de Física da USP se uniu para mostrar que a física não é uma ciência tão inacessível quanto parece. Os estudantes disponibilizarão no YouTube a gravação de um ciclo de palestras organizado e realizado pelos próprios alunos no início de março. No seminário, além de explicar alguns conceitos básicos sobre física, eles divulgaram as pesquisas feitas na universidade.
Elton Carvalho, um dos organizadores do evento, explica que apesar das palestras terem acontecido nos auditórios do Instituto de Física, a iniciativa foi totalmente independente da administração da Faculdade, do Centro Acadêmico ou do corpo docente. Utilizando uma linguagem simples, cada um falou sobre sua própria área de pesquisa durante cerca de 25 minutos. Dessa forma, os vídeos que irão para a internet podem introduzir os assuntos e gerar curiosidade sem cansar o internauta. Segundo o graduando Francisco de Assis Nascimento, esses vídeos são apenas os primeiros de uma série cujos links ficarão no fisicapop.net, um site sobre física coordenado por Francisco.
“A idéia surgiu dos vídeos que algumas universidades internacionais colocam na internet.”diz Francisco se referindo a universidades como o Massachusetts Institute of Technology; a Tokyo University; a Universidad de Monterrey, no México; Peking University, na China, a École Polytechnique, na França que disponibilizam gratuitamente materiais de seus cursos na rede. Nenhuma universidade brasileira participa de programas Open Course Ware, como são chamados. O que existe são iniciativas isoladas como o projeto Euclides, no IFUSP e o Panda e o Paca no IME, que são uma espécie de arquivo de materiais dos cursos, mas nenhum deles é aberto ao público geral.
O projeto dos estudantes, no entanto, não pretende ser um substituto independente para um programa desse porte, que só pode existir a partir de uma iniciativa da Universidade. Enquanto a idéia dos vídeos no YouTube é criar um banco de dados de aulas e seminários e artigos para estudantes de física, o fisicapop.net visa atrair principalmente a atenção dos jovens, reunindo artigos e podcasts relacionando física com temas como RPG, Quadrinhos etc, e curiosidades sobre ciência e tecnologia.
Mesmo sendo coordenado por Francisco, o site é colaborativo, ou seja, diversos estudantes contribuem para que ele se mantenha no ar, gravando os podcasts, escrevendo artigos ou carregando os vídeos. Quem estiver interessado em ajudar, é só acessar o site e entrar em contato com algum dos envolvidos.