São Paulo (AUN - USP) - “Moda e Têxtil” é o novo nome do bacharelado na área da Moda da USP. A modificação ocorreu porque muitos alunos e docentes consideravam o antigo nome inadequado. Com a alteração professores prevêm reflexos positivos para a moda e para os graduados.
A proposta foi aprovada pelo Conselho de Graduação e já no próximo manual da FUVEST deve ser publicado o novo nome do bacharelado oferecido no campus da zona leste. De acordo com o coordenador do curso Moacyr Martucci Júnior, o título anterior “Tecnologia Têxtil e da Indumentária” foi descartado porque existia um consenso “Houve um pedido geral, todos estavam cientes que o nome não refletia a proposta do curso”.
O aluno Welton Fernando Zonatti, do 4º ano, concorda com o professor Moacyr “o novo nome abrange realmente o que o profissional graduado neste curso é capaz de desenvolver e trabalhar”. Em relação à isso, a professora Cláudia Regina Garcia Vicentini de História da Moda, Projeto e Modelagem II e Moda e Linguagem afirma “é um curso muito abrangente, ele vai tanto da área têxtil (fiação, tecelagem, malharia, todas as químicas, lavanderia, processos de colorimetria) como à área de criação, projeto de criação, design têxtil, marketing e outros, é um curso bastante completo”, segundo a professora, isso fica explicado no novo título.
A estudante Fabiana Moreno Onofre também aprovou a renomeação e revela que “esse nome esclareceu o que realmente o curso é. Muitas pessoas já me falaram que não sabiam exatamente do que o curso se tratava. Outras até chegaram a não prestar por não ter certeza se era moda ou não.”
Ainda, segundo Moacyr, a renomeação trará conseqüências positivas “os egressos e os estudantes na fase de estágio terão mais facilidade de explicar sua habilitação”. Para Welton, a mudança poderá trazer ainda outros resultados “Acredito que a nota de corte, bem como a relação candidatos/vaga irão aumentar, por ser o único curso de moda numa universidade pública no estado de São Paulo. E, claro, por ser um curso de moda na USP” acrescenta ele.