ISSN 2359-5191

20/05/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 40 - Educação - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Moda na USP tem novo nome

São Paulo (AUN - USP) - “Moda e Têxtil” é o novo nome do bacharelado na área da Moda da USP. A modificação ocorreu porque muitos alunos e docentes consideravam o antigo nome inadequado. Com a alteração professores prevêm reflexos positivos para a moda e para os graduados.

A proposta foi aprovada pelo Conselho de Graduação e já no próximo manual da FUVEST deve ser publicado o novo nome do bacharelado oferecido no campus da zona leste. De acordo com o coordenador do curso Moacyr Martucci Júnior, o título anterior “Tecnologia Têxtil e da Indumentária” foi descartado porque existia um consenso “Houve um pedido geral, todos estavam cientes que o nome não refletia a proposta do curso”.

O aluno Welton Fernando Zonatti, do 4º ano, concorda com o professor Moacyr “o novo nome abrange realmente o que o profissional graduado neste curso é capaz de desenvolver e trabalhar”. Em relação à isso, a professora Cláudia Regina Garcia Vicentini de História da Moda, Projeto e Modelagem II e Moda e Linguagem afirma “é um curso muito abrangente, ele vai tanto da área têxtil (fiação, tecelagem, malharia, todas as químicas, lavanderia, processos de colorimetria) como à área de criação, projeto de criação, design têxtil, marketing e outros, é um curso bastante completo”, segundo a professora, isso fica explicado no novo título.

A estudante Fabiana Moreno Onofre também aprovou a renomeação e revela que “esse nome esclareceu o que realmente o curso é. Muitas pessoas já me falaram que não sabiam exatamente do que o curso se tratava. Outras até chegaram a não prestar por não ter certeza se era moda ou não.”

Ainda, segundo Moacyr, a renomeação trará conseqüências positivas “os egressos e os estudantes na fase de estágio terão mais facilidade de explicar sua habilitação”. Para Welton, a mudança poderá trazer ainda outros resultados “Acredito que a nota de corte, bem como a relação candidatos/vaga irão aumentar, por ser o único curso de moda numa universidade pública no estado de São Paulo. E, claro, por ser um curso de moda na USP” acrescenta ele.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br