ISSN 2359-5191

02/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 44 - Saúde - Hospital das Clínicas
Hospital das Clínicas oferece tratamento para dependentes de nicotina

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas, está triando homens e mulheres, entre 18 e 50 anos, que façam uso de tabaco. O tratamento é feito pelo Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas). A exigência do tratamento é que a pessoa seja usuária do tabaco há no mínimo um ano e que consuma mais de dez cigarros ao dia. O tabagismo consiste no uso de cigarros ou qualquer produto que contenha tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Ela que é a causadora do vício, além de ser cancerígena.

O tabagismo é uma epidemia generalizada, portanto deve ser combatida. Existem alguns fatores que podem influenciar uma pessoa a se tornar fumante, são eles: hereditariedade, uso de álcool e outras drogas, falta e necessidade de atenção, além de sintomas de depressão. Também há uma influência dos pais, amigos e ídolos que levam ao uso do cigarro, principalmente dos jovens. Há um tempo atrás, a publicidade nos meios de comunicação manipulava psicologicamente o público através de imagens de pessoas bonitas fazendo utilização do cigarro. Atualmente, propaganda de cigarro e derivados foi proibida no Brasil.

Pode parecer um tanto paradoxal, mas a grande maioria dos fumantes tem consciência de que fumar é nocivo à saúde e ainda assim seguem fumando. Alguns até desejam parar de fumar, porém poucos realmente conseguem sem uma ajuda profissional. Todas as doenças resultantes do hábito de fumar são causas de morte como, por exemplo, doenças cardiovasculares e respiratórias, câncer, entre outras. Ela também está relacionada ao infarto do miocárdio e ao enfisema pulmonar. A dependência do tabaco é conseqüência da nicotina que é liberada pela queima do cigarro. E, dependendo da dose, a nicotina é uma substância capaz de estimular, deprimir ou perturbar o sistema nervoso e todo o organismo. Enfim, ela é a causadora da dependência e seu principal papel é reforçar e potencializar a vontade de fumar, o que obriga o indivíduo a usar continuadamente o cigarro.

A fumaça do cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Substâncias irritantes como formaldeído, acetaldeído, acroleída e cetonas podem causar irritações no nariz, garganta, olhos e causar paralisia nos movimentos dos cílios dos brônquios. Este que são semelhantes a cabelos finos e que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Uma vez paralisados, as secreções acumulam-se, levando assim à bronquite crônica, isto é, a famosa tosse do fumante.

Para agendar a triagem no tratamento cuja duração é de 12 semanas, basta ligar para (11) 30696960.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br