São Paulo (AUN - USP) - Quem visitar a Estação Ciência, da USP, vai entender as principais doenças da pele e os cuidados que devem ser tomados com ela. O museu tem uma nova mostra permanente, a Dermanave. Na sala de 30 m2, estão peças que compunham o Dermatúnel, montado no 62o Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em setembro do ano passado. A exposição foi desenvolvida em parceria com a disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), coordenada pelo professor Chao Lung.
No Ibirapuera, o túnel interativo formado por oito módulos oferecia ao público uma viagem por dentro da pele humana. O passeio pelo Dermatúnel simulava uma nave miniaturizada, injetada na estrutura da pele - lembrando o clássico do cinema de ficção científica Viagem Insólita (Innerspace, Joe Dante, EUA, 1987).
Na Estação Ciência, o passeio completo é reproduzido por um vídeo. Também são exibidos trechos do vídeo criado em um projeto da FMUSP, o Homem Virtual. O material apresenta com detalhes as células da pele, mostrando, por exemplo, como elas reagem ao creme hidratante e como se multiplicam em caso de câncer.
Entre as peças do Dermatúnel que foram para a Dermanave, estão painéis que explicam aos visitantes o ciclo de nascimento, crescimento e queda dos pêlos. Bonecos que representam vírus e bactérias alertam para as doenças sexualmente transmissíveis. Móbiles dão dicas de proteção solar e hidratação e cabeças gigantes mostram como se dá o processo de envelhecimento da pele e de surgimento da acne.
Além da visitação regular, escolas podem agendar visitas monitoradas à Estação Ciência. A Sociedade Brasileira de Dermatologia enviou outras peças da exposição ao Museu de Tatuí, no interior de São Paulo.
Serviço:
Dermanave
Estação Ciência Rua Guaicurus, 1394 – Lapa
de terça a sexta feira das 8 às 18 horas, sábados, domingos e feriados das 9 às 18 horas
Ingresso: R$ 2
(11) 3673-7022 www.eciencia.usp.br