São Paulo (AUN - USP) - A detecção e a intervenção dos problemas do desenvolvimento infantil será o tema do curso promovido pelo Núcleo de Intervenção Precoce no par mãe-bebê (NIP) nos dias 14, 15 e 16 de abril. Destinado a profissionais que se interessam ou trabalham na clínica com bebês, o curso busca a interdisciplinaridade, ou seja, a conversa entre os vários ramos do conhecimento, a fim de obter melhores resultados com os pacientes.
O NIP é parte do Lugar de Vida, instituição ligada ao Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), que desenvolve pesquisas principalmente na área educacional sendo também uma pré-escola terapêutica que trata de crianças portadoras de Distúrbios Globais do Desenvolvimento (D.G.D.). Com base na experiência de mais de dez anos nessa área, foi elaborado o curso, coordenado por Daniela Teperman, mestranda do IPUSP. "Tanto as pesquisas quanto os casos observados nas clínicas, mostram que muitos dos problemas seriam melhor tratados se descobertos antes", afirma a especialista.
A origem desses problemas pode estar no período pós-parto. Teperman levantou uma séries de "situações de risco" que comprometeriam a relação da mãe com o recém-nascido, afetando a formação de laços de afetividade, essenciais ao desenvolvimento da criança. Entre as situações mais comuns estão a depressão pós-parto, as doenças congênitas ou psicossomáticas da criança e os distúrbios psicológicos da mãe ou do bebê. "Como qualquer uma das situações apresentadas pode levar o indivíduo a desenvolver algum caso de D.G.D., existe a necessidade de uma análise interdisciplinar, já que é com o médico o primeiro contato com a criança, e não o pscicoterapeuta", explica Teperman.
O curso contará com a presença de uma equipe de profissionais do Centro Dra. Lydia Coriat de Buenos Aires e Porto Alegre, entidade pioneira na clínica com bebês. Além de abordar os aspectos teóricos que envolvem o tema, o programa também apresentará casos clínicos. Teperman acredita que esse será o primeiro de uma série de cursos realizados pelo NIP. "O intercâmbio de experiências entre os diversos profissionais que atuam na área é fundamental para o avanço das pesquisas", ressalta.
As inscrições para o curso vão até o dia 04 de abril.
Maiores informações: Lugar de Vida (11) 818-4386, (11) 9225-8718 e fax (11) 818-4475.