São Paulo (AUN - USP) - O ciclo de palestras sobre prevenção que objetiva a promoção da saúde bucal em linha aberta à comunidade, foi oficializada com a palestra: “prevenção de doenças bucais”, na Faculdade de Odontologia da USP (Fousp), o ultimo dia 30, no Anfiteatro da Faculdade. Este e os próximos eventos são organizados pela Comissão de Cultura e Extensão (CCE) da Fousp.
“O objetivo deste ciclo é de desenvolver em nossa unidade um projeto de prevenção voltada à população, com métodos que busquem preservar a saúde bucal do indivíduo. É uma forma de devolver para a comunidade aquilo que ela nos oferece”, afirma Eliza Maria Agueda Russo, presidente da CCE.
Nesta abertura oficial apresentou-se a orquestra sinfônica da USP e logo após a palestra que visou a interagir programas preventivos direcionados à prevenção de cárie e da doença periodontal. Foi ministrada por Edméa Lodovici, membro da comissão e aluna de pós-graduação, em uma linguagem acessível, sem utilização de termos técnicos enfocando-a para os membros das diferentes comunidades da USP e interessados nos temas.
“A idéia é trazer informação aos funcionários, professores, alunos de outras unidades e ainda fazer um plano do Cape ( Centro de Atendimento a Pacientes Especiais ) com o projeto Avizinhar para trazer também, as comunidades próximas à universidade”, frisa Eliza.
Este ciclo de prevenção da Fousp pretende fazer uma palestra por mês e uma semana de prevenção às doenças bucais, duas vezes por ano, ou seja, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Nessa semana de prevenção os temas expostos serão: higiene bucal, prevenção do câncer bucal, odontologia da gestante, cuidados da higienização nas crianças, na terceira idade, saúde bucal (como se manter saudável) e odontologia em pacientes especiais nos mais diferentes níveis. Esta última palestra têm como finalidade informar como é possível a convivência com eles, e como desenvolver um tratamento preventivo, desde uma criança com síndrome de down até com uma criança com Aids.“Todas são crianças especiais e exigem um cuidado independente de uma criança normal”, aponta Eliza.
As palestras são gratuitas, só é pedida uma inscrição prévia no telefone: 3091-7938. A próxima palestra é prevista para o final deste mês e a primeira semana de prevenção para o final do próximo mês.
“Não adianta você fazer esse evento para quem já sabe” finaliza Eliza.