ISSN 2359-5191

10/05/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 07 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Matemática e Estatística
Matemáticos discutem probabilidade na análise do genoma

São Paulo (AUN - USP) - O estudo de modelos matemáticos que ajudam os pesquisadores na análise das informações produzidas no estudo do genoma é o principal tema da VI Escola Brasileira de Probabilidade, que reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de 5 a 10 de agosto, na Praia das Toninhas, em Ubatuba.

Organizada por um comitê internacional, a Escola Brasileira de Probabilidade existe desde 1997 e funciona como um fórum para discutir as novidades em probabilidade e áreas relacionadas, detectar novas direções de pesquisa e estabelecer colaborações entre os pesquisadores. Além disso, o encontro anual é uma oportunidade para que estudantes iniciem a carreira científica.

A cada ano são selecionados dois temas que servem de eixo para o encontro. “São temas de interesse teórico da probabilidade e temas aplicados da probabilidade”, explica o professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) e um dos integrantes do comitê organizador da escola, Fábio Prates Machado. No campo da probabilidade aplicada, o destaque deste ano é o mini-curso do professor Bernard Prum, do centro de pesquisa francês Génopole Evry. Na apresentação do trabalho que discute os modelos markovianos em análises de genoma, Prum afirma que o desafio do estatístico é identificar entre os milhares de dados coletados diariamente no estudo do genoma, qual é a informação relevante para o biólogo. “Hoje em dia é muito fácil coletar os dados, principalmente com a ajuda de computadores superpotentes, mas você pode ter centenas de números que não dizem nada”, comenta o professor do IME, Fábio Machado.

Outros temas de probabilidade aplicada que também serão abordados na sexta edição da Escola Brasileira de Probabilidade são a modelagem de epidemias como a tuberculose e a AIDS e os modelos de lingüística. Já no campo teórico, o destaque deste ano é a presença do matemático americano Gregory Lawler, professor da Cornell University e da Duke University, que oferecerá o mini-curso “Processos Invariantes no Plano”.

As inscrições para a VI Escola Brasileira de Probabilidade já estão abertas e os interessados podem conferir a programação completa e fazer a inscrição online no site http://www.ime.usp.br/~ebp6.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br