São Paulo (AUN - USP) -Habilidades são continuamente aprendidas ao longo da vida: as pessoas envelhecem, mudam e continuam a aprender. Mas investigar como se dá esta aprendizagem e este processo adaptativo é o objetivo dos pesquisadores sobre aprendizagem motora. Especialista no assunto, o professor Umberto César Correa da Escola de Educação Física e Esportes da USP apontou as tendências futuras para a área. Para ele, é fundamental a investigação dos fatores que interferem neste processo, entre eles o feedback.
Embora seja uma área de estudo, a aprendizagem motora está presente na maioria das faculdades de Educação Física por sua importância na aquisição de conhecimentos. "É uma área que procura compreender e explicar como as habilidades são aprendidas", afirmou o docente. Ele destacou que a aquisição destas habilidades não se dá apenas com a prática e que esta não se resume na repetição. "Envolve elaborar, planejar, executar e avaliar a ação". O feedback, informação sobre a execução passada, e a instrução, que pode ser verbal, visual ou tátil, complementam o processo.
Segundo Correa, que falou no XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física, as tendências dos estudos estão em investigar os efeitos destes fatores. "Analisamos como o feedback, a prática e a instrução influenciam". Entretanto, admitiu que nunca se terá conhecimento pleno do assunto. "Ciência é um processo de busca de conhecimento que nunca será alcançado". Alegou que o ser humano é muito complexo e evolui e sempre há algo a descobrir. "Sabemos muito acerca desses fatores e como o aprendizado vai sendo reorganizado com o tempo, mas ainda falta muito a ser investigado".
O professor falou também de complexidade e especificidade da tarefa. A primeira, explicou, avalia o quão difícil ou complicada é a realização de uma determinada ação. No saque normal do voleibol, por exemplo, a pessoa prepara, lança, bate na bola e finaliza. Já no saque 'viagem', o atleta ainda corre e salta. "A habilidade viagem é mais complexa por ter mais etapas”. A segunda, por outro lado, trata do que diferencia uma da outra. No exemplo citado, ocorrem igualdades (esporte e objetivo) e diferenças (execução).
Educação Física na adolescência
Foi tratada ainda a importância da intervenção profissional na adolescência. Para Correa, que acredita que esta é a fase mais difícil na vida de um ser humano, a orientação do professor é um procedimento básico primordial. Explicou que o indivíduo passa a lidar com informações advindas de diferentes pontos e o ambiente passa a ter mais impacto no seu desenvolvimento. “Ele amplia sua informação e instrução, que antes vinha essencialmente da família, para os amigos, namorada e mídia”.