ISSN 2359-5191

07/10/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 99 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Para aprender a ensinar matemática

São Paulo (AUN - USP) -Do mesmo modo que aprender matemática sempre foi um desafio para grande parte dos alunos, ensinar matemática é outro desafio para grande parte dos professores, ou futuros professores.

Esse foi um dos motivos que levou nove alunos de licenciatura do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo a se reunirem e planejarem, desde 2007, a Semana de Licenciatura do IME.

Serão sete dias inteiros para aprender, debater e trocar experiências sobre o ensino da matemática. A grade de eventos contará com diversos formatos e temas. Serão quatro mini-cursos, seis palestras, sete oficinas e uma mesa-redonda e ainda, nos intervalos, um cafezinho.

Os temas não interessam somente aos alunos da graduação e, segundo uma das organizadoras do evento, Rafaela de Almeida da Silva, o convite à participação se estende tanto à professores que já atuam na Escola Básica quanto aos estudantes de matemática – ou até mesmo à estudantes de disciplinas de outras áreas – de maneira que se estimule o debate e a troca de idéias entre professores, estudantes de matemática e outros interessados. A diversidade também se apresenta na escolha dos temas. Alguns buscam a interdisciplinaridade, como na oficina "Os Padrões Geométricos nas Obras de Escher", que vai observar padrões geométricos e simetrias no cotidiano e na Arte. Outros buscam tratar de um tema que o ensino tradicional ignora, como a Geometria Anti-Euclidiana, onde os ângulos da base de um triângulo isósceles não são necessariamente congruentes ou que a soma das medidas dos ângulos de um triângulo pode ser igual a 150 graus.

Para um dos organizadores, Jorge Pedrosa Filho, o mais importante do evento é foco na licenciatura. O engrandecimento de conhecimentos, idéias, ações, práticas de ensino ou de aprendizagem. Ele não tem reclamações quanto à formação Uspiana, mas acredita que sempre é possível melhorar.

E tanto para Pedrosa, quanto para Rafaela, a promoção de atividades extra-curriculares é uma das principais maneiras de expandir as fronteiras do ensino da matemática. E expandir também a própria idéia de ensino. Como demonstram as palestras que discutiram violência na escola, educação de jovens e adultos, abrangendo não só o ensino da matemática, mas a realidade do ensino no país.

Haverá ainda atividades que tratarão da estatística, da probabilidade, da astronomia, da atual função anti-educativa da televisão. Temas e abordagens amplos, mas sempre ligadas à realidade da sala de aula e do mundo contemporâneo.

Já estão abertas as inscrições para a Semana de Licenciatura. A semana acontecerá entre os dias 13 e 17 de outubro, uma homenagem ao dia do professor.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br