São Paulo (AUN - USP) - O Vitriar é o novo programa de imagens tridimensionais e volumétricas, considerado o que há de mais moderno e versátil em tomografia computadorizada (TC) odontológica na área crânio-facial. O programa começou ser desenvolvido em março do ano passado, no projeto de iniciação científica do laboratório de imagem de 3D, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Odontologia da USP (Fousp).
O Vitriar se encontra numa workstation DELL 420 Windows NT. O software permite simultaneamente a reconstrução volumétrica a partir da tomografia computadorizada, a criação de volume e a visualização da reconstrução em 3D, usando a computação gráfica. Possibilita também a aplicação de propriedades como rotação, translação, criação de innersurface (visualização endo-cranial), reconstrução de tecido adiposo, muscular e ósseo. São utilizadas tomografias com cortes axiais e reconstruções coronais, sagitais e tridimensionais.
“O objetivo deste programa é melhorar os diagnósticos, tornando-os mais precisos e ancorados. O tratamento e a cura serão melhores. É um beneficio extremamente direto para o paciente”,explica o professor Marcelo Cavalcanti, coordenador do projeto.
Esta metodologia tem uma extensa aplicabilidade. No caso da região cabeça-pescoço, existem inúmeras possibilidades para diagnósticos. No âmbito da traumatologia é uma técnica extremamente importante porque detecta características marcantes de determinadas fraturas, não só para o diagnóstico, mas para planejar futuras cirurgias. Pode-se utilizar em regiões de base de crânio, onde as tomografias convencionais são limitadas. É aplicável, também, em deformidades crânio-faciais (anomalias dessa região), no âmbito da neuro-cirurgia, em cirurgia plástica e em implantes dentários (implantologia).
“É um trabalho único na área de odontologia, principalmente ligada à área de iniciação científica nos EUA, na América e no mundo”, frisa o professor.
Esta modalidade alternativa foi aceita pela comissão de seleção de projetos de iniciação científica da USP. Em dezembro passado, foi premiada no Paço das Artes e escolhida para representar o Brasil nos EUA em abril último.
Os interessados em se aprofundar nesta metodologia (iniciação científica, mestrado ou doutorado) podem se comunicar com o professor pelo e-mail: mgpcaval@usp.br.