ISSN 2359-5191

29/05/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 10 - Meio Ambiente - Escola Politécnica
Fertilizantes minerais e produtividade agrícola são foco de estudo

São Paulo (AUN - USP) - No intuito de aumentar a produtividade agrícola, cada vez mais os agricultores têm recorrido ao uso de fertilizantes em suas lavouras. Desde 1970, quando foi implantado o PNFCA – Programa Nacional de Fertilizantes de Calcário, o uso desse recurso nas 16 principais culturas brasileiras praticamente quadruplicou. Os fertilizantes minerais podem ser encontrados em quatro diferentes formas: granulados, misturas de grânulos, pó ou farelados. Por seu menor custo e versatilidade, a utilização da mistura de grânulos tem aumentado nos últimos tempos. Entretanto, a forma como é comercializada, em big bags, sacos com capacidade para 1000 quilos, gera diferenças na uniformidade do produto, o que pode acarretar problemas no momento de aplicação no campo.

Este é o assunto sobre o qual trata a tese de doutorado de Fernando José Pereira de Campo Carvalho, apresentada recentemente à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, orientada pelo professor Gil Anderi da Silva, do Departamento de Engenharia Química.

Através de uma análise feita utilizando dois tipos de potássio com diâmetros médios diferentes, o estudo trata de métodos de amostragens para a avaliação do problema. A técnica desenvolvida é aplicada em dois momentos diferentes: após o ensaque do material e, posteriormente, durante a aplicação no campo.

No primeiro momento, a amostragem é feita por zonas dentro do big bag, através de uma sonda inserida verticalmente que recolhe amostras dividindo-as em quatro faixas de 20 centímetros de altura cada, nas quais são analisadas as proporções de cada nutriente. No campo, são coletados fertilizantes despejados em parcelas de cinco metros de linha nos dois bicos externos da adubadora, nas distâncias de 500, 1500, 2500, 3500 e 4500 metros.

Como conclusão do estudo, que se utilizou de produtos oferecidos por sete empresas diferentes, obteve-se uma grande variação na composição química dos big bags, e também nas amostras coletadas durante a aplicação no campo. Isso reforça as dificuldades de oferecimento dos fertilizantes em big bags, que pode comprometer a produtividade da lavoura.

Além disso, Fernando detectou também uma clara diferença entre os produtos oferecidos pelas diversas empresas, deixando evidente a importância do estudo para o aumento da produtividade e melhor aplicação da utilização das misturas granuladas minerais como fertilizantes agrícolas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br