São Paulo (AUN - USP) - Apesar de notável crescimento verificado nos últimos anos, as técnicas, aperfeiçoamentos, inovações e novos recursos utilizados no trato com animais selvagens não são difundidos em sua totalidade muito graças ao baixo número de intercâmbios e encontros da área. Para contornar esse entrave a ABRAVAS (Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens) realizará de forma simultânea, entre os dias 26 e 30 de novembro, o XI Congresso e o XVII Encontro da entidade, com o tema “Clínica de Animais Selvagens”, no Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), em Santos (SP). Entre os membros da comissão organizadora e palestrantes do evento estão os professores Eliana Reiko Matushima, do Departamento de Patologia (VPT) e Marco Antonio Gioso, do Departamento de Cirurgia (VPI), ambos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP).
Com o objetivo de tratar do estudo das doenças em animais que estão longe do ambiente domesticado, Eliana irá ministrar o curso “Patologia Clínica de Animais Selvagens”, em parceria com o professor Arnaldo Rocha, da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU), e possuindo como público-alvo estudantes e profissionais da área veterinária. “Visamos basicamente à formação e capacitação de alunos e profissionais da área de medicina veterinária em animais selvagens”, explica Eliana.
Um dos maiores especialistas no tema do país, o professor Marco Antonio Gioso apresentará um estudo sobre o “Histórico e Introdução à Odontologia de Animais Selvagens”. Na palestra, o professor pretende abordar aspectos sobre a história da odontologia desde seu início, principalmente no Brasil.
A ABRAVAS
Criada durante o XXIV World Veterinary Congress, em 1991, na cidade do Rio de Janeiro, sendo posteriormente fundada na cidade de Curitiba, a ABRAVAS surgiu com o objetivo de congregar médicos veterinários interessados na área de medicina e manejo de animais selvagens, assim como os estudantes da área. Entidade de âmbito nacional, com caráter científico e cultural, busca promover aprimoramento cientifico, cultural, técnico e social de seus membros.
Para alcançar esses objetivos o principal recurso da entidade tem sido o oferecimento de cursos, palestras e congressos. “Esses são momentos para que profissionais da área façam uma reciclagem de seus conhecimentos e que possam tomar conhecimento de novas técnicas; além disso, existe a possibilidade de intercâmbio entre profissionais e instituições permitindo a troca de experiências”, afirma Eliana.
O enfoque é principalmente em estudantes e profissionais da área que necessitam de aprimoramento constante. “O objetivo primário é oferecer estes eventos para estudantes e veterinários, mas alunos de Biologia e outras áreas afins, além de profissionais dessas mesmas áreas também podem encontrar interesse em participar do evento”, diz a professora.
O evento conta com profissionais de renome na área de Medicina Veterinária nacional e estrangeira, tais como Elliott Jacobson, Alonso Aguirre, Roberto Aguilar, Linda Munson e Jack Frazier. “A escolha é baseada na experiência profissional através dos livros e trabalhos científicos publicados, dos quais tomamos conhecimento”, destaca Eliana.