São Paulo (AUN - USP) - A aplicação da informática nas aulas foi o assunto principal abordado pelo professor Elvis Márcio Barbosa, em palestra realizada recentemente no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Intitulado de “Novos Recursos para o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem da matemática escolar”, o evento foi organizado pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM).
O professor Elvis Márcio Barbosa cursa o último ano de Matemática na Unesp de Presidente Prudente e participa do desenvolvimento de projetos que integram o ensino à tecnologia. Segundo ele, através da interação entre alunos e programas, há a intenção de democratizar e elevar a qualidade da educação brasileira.
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como os meios eletrônicos e informatizados, facilitam a aprendizagem, através da busca do educando por novas respostas. Além disso, o uso desses recursos contribui para o desenvolvimento de maior autonomia e mais gosto pelos estudos.
Entretanto, o papel do educador não seria totalmente substituído pela máquina. “O professor é essencial, pois serve como um mediador, portador do conteúdo. Será que, sozinho, o aluno utiliza os novos sistemas da melhor maneira? O professor ajuda, verifica a construção do aprendizado com as ferramentas disponíveis”, afirma Elvis Barbosa.
No caso específico da Matemática, o palestrante afirma que a interatividade é um ótimo recurso, mas apenas com a sua integração a bons métodos de ensino. Contando sua experiência como professor do Ensino Fundamental na rede pública de Presidente Prudente, com o uso da informática em suas aulas, o rendimento dos alunos aumentou. Porém, isso só foi possível com a incorporação pedagógica dos recursos.
Dentre os projetos nos quais o professor Elvis participa, está o Banco Internacional de Objetos Educacionais, o BIOE (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/). Inspirado em sites semelhantes em outras línguas, a página do banco é desenvolvida por membros de seis universidades, que pesquisam e armazenam diferentes mídias para o uso na explicação de conteúdos em salas de aula. Vídeos, animações, entre outros, podem ser encontrados no BIOE, que tenta abranger vários níveis de educação e diferentes matérias.
A intenção do CAEM ao realizar a palestra foi apresentar as possibilidades de ensino com os novos recursos eletrônicos. “Nós vemos a importância da atual ordem tecnológica, mas também as falhas e a falta divulgação delas”, disse o professor Sérgio Alves, vice-diretor do órgão.