São Paulo (AUN - USP) - Nesse mês de março foram anunciados os 100 projetos sociais semifinalistas que disputarão um prêmio de US$ 50 mil no concurso “Dell Social Inovation Competition” (Competição Dell de Inovação Social) da empresa americana Dell, que tem como intuito viabilizar e premiar a idéia mais inovadora e criativa desenvolvida no meio acadêmico.
O projeto Jovem Doutor é uma iniciativa do professor Chao Lung Wen como parte da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. É organizado por profissionais e voluntários da graduação e pós-graduação das faculdades de Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, além de outras áreas ligadas ou não a saúde. Ele consiste em promover a saúde global das comunidades selecionadas a partir da interação dos estudantes. Eles programam-se para formar jovens disseminadores de conceitos de saúde e meio ambiente, que usam esses conhecimentos específicos para ajudar a melhorar o lugar em que vivem. O Projeto já foi implantado em Tatuí, Manaus, Parintins e na Vila Dalva, bairro de São Paulo, vizinho da Cidade Universitária.
Ao longo do ano, vários temas são trabalhados nas escolas, através de oficinas e módulos. Os programas escolhidos para a inscrição no concurso foram a Horta Comunitária e a Cooperativa Social de Reciclagem, realizadas na Escola Municipal Silva Braga, no bairro da Vila Dalva. O primeiro consiste na implantação de uma horta na área da escola sob responsabilidade dos alunos. Já o outro é a estruturação da coleta seletiva no bairro, na qual os alunos do Ensino Fundamental coordenam o reuso de materiais recicláveis em oficinas. Ambos são desenvolvidos pelos graduandos em conjunto com o corpo docente da escola e das crianças da comunidade do entorno.
Dentre os 527 programas inscritos, o Jovem Doutor ficou entre os 75 semifinalistas que foram selecionados pelo júri, enquanto outros 25 foram eleitos por votação no site. Além dele, apenas outras três iniciativas brasileiras passaram para essa fase. Entre outros fatores, os critérios de avaliação levaram em conta a viabilidade, inovação, e o bom planejamento de metas. Para Débora Macéa, coordenadora da unidade Vila Dalva, o êxito deveu-se ao fato de o projeto envolver educação, saúde, meio ambiente e formação de cidadãos através de uma grande participação da comunidade. Segundo ela, dessa forma “a escola começa a ser uma multiplicadora para a melhoria da sociedade”.
Para a nova fase, os participantes deverão elaborar um plano de negócios e um vídeo de três minutos, o que já está mobilizando toda a equipe. A concorrência é grande, mas apenas o fato de serem escolhidos para a semifinal é um grande avanço. Além do mais, estimula e dá visibilidade a um projeto que já é referência na área de extensão acadêmica no ensino público. Para mais informações sobre o Jovem Doutor, acesse o site www.jovemdoutor.com.br .