ISSN 2359-5191

30/08/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 15 - Sociedade - Instituto de Psicologia
USP debate ateísmo em seminário sobre representação religiosa

São Paulo (AUN - USP) - “Ateísmo e devoção” é um dos temas que serão discutidos no IV Seminário de Psicologia e Senso Religioso. O seminário acontece no dia 13 de setembro de 2002 e será sediado pelo Centro Universitário Maria Antônia. O evento reúne pesquisadores de diversas cidades brasileiras, contando também com dois pesquisadores estrangeiros. As inscrições já estão abertas e custam R$ 50,00, para cobrir as despesas com estacionamento, coquetel e transporte, despesas que não podem ser cobertas pelas instituições que financiam o congresso. São 90 vagas, devido à limitação do espaço. Por isso, decidiu-se privilegiar pesquisadores na área, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação.

Algumas das atividades previstas para o evento são duas mesas-redondas, cujos temas são “Ateísmo e devoção” e “Terapias psicológicas e religião” e algumas apresentações como “Representações das religiões de matriz africana e identidade étnico-religiosa no Brasil”. Além disso, haverá uma sessão de comunicação, onde mestrandos, doutorandos e jovens pesquisadores terão a oportunidade de discutir suas pesquisas na área.

“Durante dois dias e meio, trabalharemos a questão da representação, que é a forma que conseguimos atingir os objetos”, conta o professor Geraldo José de Paiva, um dos responsáveis pelo evento. Ele explica que as pessoas não conseguem atingir os objetos diretamente na sua materialidade, mas que atingem dentro do que podemos chamar de sua representação psíquica. “Aquilo que é atingido na dimensão religiosa, psiquicamente, de certa forma transcende o que atingimos na nossa vida cotidiana”, complementa.

A religião é um assunto bastante presente hoje. Principalmente no Brasil, um país conhecido por sua pluralidade de religiões. A Sociologia e a Antropologia já trabalham com a área há bastante tempo, a Psicologia possui estudos mais recentes. Justamente por isso o IV Seminário dos Processos Psicológicos na Representação Religiosa ganha importância. Segundo o professor Paiva, esse seminário é praticamente o único no Brasil que tem um âmbito mais amplo e uma certa consistência.

Os seminários começaram modestamente em 1997, na cidade de Ribeirão Preto, devido à iniciativa do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Outro responsável pelo seminário é o Grupo de Trabalho “Psicologia e Religião” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEP), composta por professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) das cidades de São Paulo e Campinas, da USP e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os professores desse núcleo serão os membros da sessão coordenada do Seminário.

Já estão previstas duas conferências em São Paulo dos pesquisadores estrangeiros, da Itália e da Bélgica, para os alunos da pós-graduação da USP e da PUC. O objetivo é esclarecer eventuais dúvidas e provocar discussões para complementar as pesquisas realizadas. Os encontros estão marcados para o dia 10 de setembro às 9h30 na PUC e para o dia 12 de setembro às 14h na USP.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br