São Paulo (AUN - USP) - A 48ª edição da revista do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) aborda nesta edição a questão da imaginação sob diferentes pontos de vista: seja em produções contemporâneas, historiográficas(que incorporam procedimentos da literatura), em narrativas literárias propriamente ditas, ou na reflexão do papel dos arquivos enquanto repositório de material que pode ser recriado e re-elaborado pela sociedade. E, por fim, serem disponibilizados, de maneira a permitir aos interessados e também ao novo leitor, mais adesão e fácil assimilação intelectual de conteúdos.
Segundo Paulo Iumatti, editor da revista, estamos num contexto de dificuldade de assimilação e processamento de conteúdo. E essa volta ao reflexivo é muito importante para promover a difusão desse material. A ideia é intervir para colocar em circulação essas informações e ao mesmo tempo enfatizar o papel da universidade na construção de um pensamento critico, imaginativo e reflexivo. Ou seja a extroversão do conhecimento, a renovação e a feitura de novos materiais didáticos contribui para melhor alimentação da memória social e ajuda a torná-la mais crítica.
Paulo acrescenta, que estamos sempre ligados a imaginação e precisamos dessa dimensão imaginativa como um momento a ser superado, retrabalhado, inclusive na elaboração de hipóteses.
Público alvo
O fato de ser uma revista multidisciplinar faz com que tenha maior alcance, ultrapassando os limites do público acadêmico.Com o novo projeto gráfico, que teve início no volume anterior (edição nº47 ), os textos estão mais justificados, a revista tem maior variedade de cores, um visual mais arrojado, e passa a contar com um ensaio inicial feito com obras retiradas do acervo do próprio instituto.
A revista já esta disponível e pode ser adquirida nas livrarias de são Paulo ou no Instituto de Estudos Brasileiros
no endereço :
Av. Prof. Mello Moraes, t. 8, n. 140
Cidade Universitária, São Paulo – SP
difusieb@usp.br ۰ (11) 3091-1149