ISSN 2359-5191

12/04/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 04 - Educação - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Estações meteorológicas são instaladas em escolas municipais de SP

São Paulo (AUN - USP) - Colocar crianças em contato com questões ambientais e despertar nelas o interesse pela ciência e pela natureza. Esse é o principal objetivo do projeto “O Meio Ambiente e a Escola” (MAE), que consiste na instalação de estações meteorológicas automáticas em escolas municipais de São Paulo. Trata-se de aparelhos com capacidade de medição de temperatura, pressão, vento, umidade do ar e quantidade de chuva. Os alunos são capazes de observar os dados coletados e tirar conclusões sobre o comportamento de cada fator conforme a variação do clima.

Até o momento, duas escolas participam do projeto, mas a Secretaria Municipal da Educação pretende levá-lo, em breve, a outras 11. No total, 40 escolas municipais serão atendidas. Antes de a estação ser instalada na escola, alguns professores têm uma semana de aulas teóricas e práticas, sobre meteorologia, durante a qual aprendem como o equipamento funciona. Depois disso, tornam-se responsáveis pelo desenvolvimento de atividades educacionais relacionadas às ciências da Terra.

De acordo com Sílvia Maria Campos da Silveira, diretora da Escola Municipal Esperidião Rosas, uma das duas participantes da fase piloto do MAE, “Os alunos se mostraram mais motivados nas aulas e nas atividades extraclasse, até mesmo no coral”. Sílvia Maria conta que, por enquanto, cerca de 400 alunos de 5ª e 6ª série participam do MAE. Nessas duas séries, cada classe tem somente um professor, que além de monitorar o contato dos alunos com a estação meteorológica, acaba estimulando a interdisciplinaridade. “Eles fazem trabalhos em todas as matérias e, no final do ano, montam uma mostra cultural”, diz a diretora.

Para Augusto José Pereira Filho, professor do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG-USP) e um dos coordenadores do projeto, o MAE não tem somente caráter educacional. Segundo ele, as Secretarias Municipais de Verde e Meio Ambiente e de Vias Públicas também demonstraram interesse na continuidade do projeto. A primeira delas foi atraída pelo fator ambiental. Segundo Augusto, “Atividades relacionadas ao meio ambiente são importantes porque fazem as crianças perceberem a importância de não prejudicar a natureza”, diz. Já a segunda tem interesse devido ao caráter estratégico do MAE: as estações são capazes de detectar uma chuva forte com 30 minutos de antecedência, tempo suficiente para se isolar ou restringir o acesso a vias ou a áreas de risco de enchente. Para que isso seja possível, pretende-se ligar o equipamento à rede da Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam), que deverá organizar os dados coletados e divulgá-los via internet.

Pretende-se selecionar as escolas beneficiadas de acordo com a proximidade a pontos da cidade previamente determinados. No entanto, se houver interesse específico, mesmo de instituições particulares, informações adicionais podem ser obtidas com o professor Augusto pelo telefone (11) 818-4735.

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