ISSN 2359-5191

12/04/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 04 - Educação - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Lançada no Brasil primeira universidade corporativa do café

São Paulo (AUN - USP) - A Universidade Illy do Café é a mais nova universidade corporativa do Brasil, resultado de um convênio entre a Fundação Instituto de Administração (FIA), órgão ligado à Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), e a torrefadora italiana Illycaffé, fundada em 1933, que comercializa seus produtos em mais de 70 países. O gerenciamento da universidade fica a cargo do Pensa, um programa também ligado à FEA cuja finalidade é promover estudos sobre o Sistema Agroindustrial Brasileiro.

O lançamento oficial da instituição foi realizado recentemente, no Auditório da Congregação da FEA-USP. O objetivo da universidade será o de formar e aperfeiçoar os profissionais ligados a toda a cadeia produtiva do café, melhorando seus desempenhos técnicos, econômicos e administrativos. Depois de uma bem-sucedida experiência na Itália, a Universidade Illycaffé é a primeira entidade que se volta à aprimoração de todo o sistema de agronegócio do café a chegar no país.

Segundo o presidente da Illycaffé, Ernesto Illy, o Brasil foi a primeira escolha no exterior porque seu tradicional café terreiro, também conhecido como café natural, leva vantagem sobre todos os outros como principal ingrediente do expresso produzido pela Illy. Sendo assim, as exigências de qualidade são muito maiores do que as do café commodity, daí a importância de se oferecer uma boa preparação aos produtores rurais brasileiros.

Essa não é a primeira empresa que adota a filosofia de universidade corporativa no Brasil. Como exemplos disso, podemos citar Ford, Amil, Brahma (uma das pioneiras no setor), Visa, Embraer e Accor. Marisa Eboli, professora da FEA que lançou um livro sobre o assunto baseado em estudos realizados nos EUA, conta que a educação corporativa como vantagem competitiva é uma tendência mundial. “Das dez empresas mais reconhecidas nos EUA quanto à qualidade de seus serviços, seis são pautadas no conceito de universidade corporativa”.

Segundo a professora, trata-se de um sistema de educação dentro das empresas que permite “construir uma ponte entre o desenvolvimento de pessoas e as estratégias de negócios”. A universidade corporativa é, a grosso modo, uma versão evoluída dos já conhecidos centros de treinamento. Dá-se ênfase ao capital intelectual como elemento agregador de valores à empresa e alia tudo isso à prática. De acordo com Marisa, a universidade corporativa não substituirá a universidade convencional. Pelo contrário, ela abre inúmeras possibilidades inovadoras de aproximar as empresas e a universidade.

A estrutura da Universidade Illy do Café ligará produtores, técnicos, universidades, institutos de pesquisa, além da própria torrefadora. No seu primeiro ano de funcionamento ocorrerão eventos em várias cidades das principais regiões produtoras brasileiras como Ribeirão Preto, Uberlândia e Poços de Caldas. Serão promovidos cursos, workshops e seminários técnicos de curta duração, abordando temas como técnicas de cultivo, mecanização e gestão de negócios.

O site da instituição ainda está sendo desenvolvido. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3731-2439, pelo e-mail unilly@fia.fea.usp.br ou na sede da Universidade Illy do Café, na rua Valson Lopes, 101, sala 1, Butantã, CEP 05360-020.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br