ISSN 2359-5191

12/09/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 16 - Educação - Instituto de Psicologia
Curso propõe jogos para incentivar o aprendizado de Matemática

São Paulo (AUN - USP) - Utilizar jogos para criar uma situação desafiadora para o aluno no aprendizado de Matemática é o principal objetivo dos cursos “Jogos de Percurso e Educação Matemática” e “Jogos de Pontuação e Operações Aritméticas”. O primeiro curso, que será realizado no dia 21 de setembro, tem como público alvo os professores de Educação Infantil. Já o segundo, previsto para o dia 19 de outubro, visa aos professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental. As inscrições para o primeiro curso vão até o dia 18 de setembro e devem ser feitas com Odete no telefone (11) 3091-4172. O curso tem duração de sete horas e uma taxa de R$70,00.

A Professora Marta Rabioglio, uma das responsáveis pelo projeto, explica que o intuito é provocar um contexto capaz de estimular o aprendizado para os próprios professores participantes, para que, em cima disso, possa haver uma discussão de como tornar esses jogos mais complexos e como aplica-los à sala de aula.

O projeto dá continuidade ao trabalho realizado pelo Laboratório de Psicopedagogia (LAPp) da USP. O LAPp oferece apoio psicopedagógico ao aprendizado escolar. Esse apoio é dado em três principais frentes: formação e atualização de profissionais da área, oficinas de jogos para crianças e grupos de estudos de fundamentações teóricas.

Ana Lúcia Petty, responsável pelo LAPp, conta que nas oficinas se procura desenvolver atividades favoráveis à aprendizagem ao mesmo tempo que trabalhar alguns conteúdos. As matérias trabalhadas nesses atendimentos são Português e Matemática. Essas são abordadas de uma maneira menos pontual ou específica à determinada escola, mas de forma mais ampla. Faz parte da agenda de trabalho das oficinas cálculos, estimativas, as quatro operações, leitura, escrita, comunicação e interpretação de texto. Tudo isso, sempre em contexto de jogos de regras (como os jogos de tabuleiros ou pega-varetas), segundo uma orientação construtivista, embasada nos estudos de Piaget.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br